Ministério da Saúde e Sesa realizam simulado para emergências em saúde pública

Publicado em 20/04/2025 às 09:54

Compartilhe

saude emergencias em saúde pública

Foto: Sesa

O Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do Ministério da Saúde realizou o “Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública” no Espírito Santo, nessa terça-feira (15) e quarta-feira (16), em evento realizado no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

A abertura do evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), do Conselho Estadual de Saúde, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

O evento teve como objetivo promover a articulação entre setores estratégicos, preparar os profissionais de saúde para agir de forma rápida e coordenada em emergências, disseminando o conhecimento sobre planos de contingência, testando sua eficácia e fortalecendo a mobilização das equipes.

A abertura contou com a participação virtual do coordenador-geral da Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira Filho, que compartilhou os principais objetivos da oficina. “Além de fortalecer a relação entre o Ministério da Saúde e os estados, a oficina busca integrar a preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública. A ideia é que a vigilância não seja encarada apenas como uma atividade isolada, mas como parte integrante de uma abordagem abrangente”, salientou.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a importância de manter planos atualizados e testados periodicamente, como forma de proteger a população em situações críticas. “Já realizamos 61 encontros do Vigidesastres, envolvendo 1.584 participantes para aprimoramento da nossa resposta. Com mais esse simulado, podemos identificar pontos de melhoria no plano e apontar novas estratégias”, completou.

Durante os dois dias de evento, os participantes revisaram pontos do Plano de Contingência Estadual, discutiram a atuação em eventos críticos e simularam ações de resposta a emergências.

A metodologia da oficina foi conduzida por ume equipe técnica do Ministério da Saúde, coordenada por Vanessa de Paula Ferreira. “Nosso papel é orientar e fortalecer essa preparação, garantindo que os estados estejam prontos para responder a eventuais crises e, por sua vez, capacitem seus municípios”, disse.

Durante o simulado, as equipes receberam mensagens via WhatsApp simulando notícias de jornais e redes sociais sobre a crise, pedidos de ajuda das autoridades municipais, permitindo testar a eficácia do plano de contingência, além de avaliar indicadores operacionais e a coerência das ações de resposta.

O encerramento foi marcado por uma discussão geral sobre pontos positivos e negativos da resposta dada aos eventos sugeridos, reforçando o compromisso de manter o Espírito Santo preparado para emergências, alinhando esforços com os municípios e instituições parceiras.

Fotos Dia 1 aqui

Fotos Dia 2 aqui

Anúncio

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Principal correta

Banestes acompanha de perto quem transforma o turismo capixaba em negócio

Sebrae 1

Sefaz e Sebrae firmam parceria para preparar municípios capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp-Image-2026-10-16-at-13.10.11-1080x675

Banestes abre concurso público com salários de até R$ 5,6 mil no Espírito Santo

COLUNA GATRONOMIA

Ratatouille  

Votação 6x1 no Senado - Foto - Jonas Pereira (Agência Senado)

FINDES alerta para impacto econômico com possível fim da escala 6×1

Fazenda Venturim (1)

Irrigação eficiente pode reduzir em mais de 30% o consumo de água na lavoura de café

55446268458_95ad6e34d4_k-1024x683-1-1024x675

Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com vagas no Espírito Santo

1

Alfredo Chaves recebe encontro voltado ao protagonismo feminino no agro