Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

Publicado em 11/09/2025 às 14:35

Compartilhe

vacinas -freepik

Foto: Freepik

O Ministério da Saúde estendeu, até dezembro de 2025, a mobilização nacional para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o papilomavírus humano (HPV). É a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não foram vacinados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos.

A estratégia de resgate dos não vacinados conta com o apoio de estados e municípios. Para ampliar o acesso, a vacinação está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e até shoppings.

Anúncio

A vacina contra o HPV é segura e essencial na prevenção de diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A iniciativa busca garantir que todos os adolescentes tenham a oportunidade de se proteger, contribuindo para um futuro mais saudável das próximas gerações.

Até o início de setembro, mais de 115 mil jovens já haviam sido vacinados nessa nova etapa, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados que concentram os maiores números.

Em 2024, o Brasil alcançou 82% de cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos, índice bem acima da média global, de apenas 37%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos, a cobertura foi de 67%.

Anúncio

Esquema vacinal

Desde 2024, o país adota a aplicação em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o esquema anterior de duas doses. A mudança segue recomendações internacionais e reforça o compromisso brasileiro de eliminar o câncer de colo do útero até 2030.

Para pessoas imunocomprometidas — como pacientes com HIV/Aids, câncer, transplantados, usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos — o esquema continua sendo de três doses.

Fonte: Ministério da Saúde / Marcella Mota 

Veja também

fruta gourmet

Fruta gourmet que pode valer até R$ 1,2 mil o quilo ganha primeira variedade brasileira

Fresh milk bottles in front of grazing cows on a farm with a natural background. Captures the essence of dairy farming and fresh produce.

Mercado futuro do leite avança e amplia proteção para produtores contra oscilações de preços

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina para crianças, adolescentes e idosos em todo o país

oms ia na saude

Brasil participa de conferência da OMS sobre inteligência artificial aplicada à saúde

Hormonal implant or beauty chip is a subcutaneous application.

Marechal Floriano passa a oferecer Implanon em unidades de saúde para ampliar opções de contracepção

farm animals, AI generated image

Produção de frangos registra alta nos gastos, enquanto suinocultura reduz custos em junho

capa

Caça talentos busca por novos modelos para concurso The Look of the Year

capa

Vitória Coffee Summit 2026 confirma palestrantes internacionais e coloca Espírito Santo no centro do mercado global do café