Milhares de uruguaios se despedem de Pepe Mujica em funeral

Publicado em 16/05/2025 às 08:47

Compartilhe

54521906723_a184caa3e8_o

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O funeral do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, tem reunido milhares de pessoas no Palácio Legislativo, em Montevidéu, e deve se estender até o fim da tarde desta quinta-feira (15). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, chegaram ao local no início da tarde. A cerimônia acontece no Salão dos Passos Perdidos, o mais imponente da sede do Congresso uruguaio.

Nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem emocionada:
“Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos guiando pelo caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto alcance os corações de sua companheira, Lucía Topolansky, e de seu amigo e atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.”
A publicação foi acompanhada por uma foto ao lado do caixão, junto a Orsi e Lucía.

Na quarta-feira (14), antes da chegada ao velório — realizado em um dos edifícios mais simbólicos do país — o corpo de Mujica percorreu em cortejo o trajeto da Praça Independência, onde está localizada a sede da Presidência da República, até o Congresso Nacional. Para permitir que o maior número possível de uruguaios se despedisse do líder popular, a visitação foi estendida até as 23h. Chefes de Estado, como o presidente do Chile, Gabriel Boric, também estiveram presentes.

O corpo de Mujica será cremado em uma cerimônia privada, e suas cinzas serão espalhadas na chácara onde viveu, em Rincón del Cerro, nos arredores da capital, no mesmo local onde está enterrada sua cachorra Manuela — um desejo manifestado por ele. Na propriedade, Mujica levou uma vida simples e austera, cultivando flores, especialmente rosas, e árvores frutíferas.

Na terça-feira (13), data da morte do ex-presidente, o então presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no país. Ex-senador, ex-presidente e ex-guerrilheiro contra a ditadura uruguaia, Pepe Mujica faleceu aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. Ele se tornou um dos maiores símbolos da esquerda latino-americana.

O último encontro entre Lula e Mujica aconteceu no fim do ano passado, na chácara do uruguaio. Na ocasião, Mujica foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul — a mais alta honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

Fonte: Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana