Milão dá início às Olimpíadas de Inverno 2026 com cerimônia marcada por música, cultura e presença brasileira

Publicado em 07/02/2026 às 12:50

Compartilhe

jumping-ski

Foto: Freepik

A 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (6), em Milão, na Itália. A cerimônia contou com apresentações artísticas inspiradas em grandes nomes da cultura italiana, shows musicais, desfiles das 93 delegações participantes e o tradicional acendimento das duas piras olímpicas. O Brasil foi representado pelo ministro do Esporte, André Fufuca.

O clima de entusiasmo tomou conta do evento, que teve como destaque apresentações musicais internacionais. Entre elas, a cantora Mariah Carey interpretou um de seus sucessos para simbolizar o espírito esportivo da competição. Também participaram Laura Pausini, o tenor Andrea Bocelli e diversos atores do cinema e da televisão.

Com o slogan “Armonia”, a competição reúne cerca de 2.900 atletas de 93 países, que disputarão provas na neve e no gelo ao longo de 16 dias. A delegação brasileira é formada por 15 atletas — 14 titulares e um reserva —, sendo sete beneficiários do programa Bolsa Atleta. A equipe chega confiante em bons resultados.

Time Brasil

No estádio San Siro, o esquiador Lucas Pinheiro Braathen foi o porta-bandeira brasileiro e animou a equipe durante o desfile. Em Cortina, a atleta de skeleton Nicole Silveira também carregou o símbolo nacional. Os representantes do país vestiram um conjunto branco do tipo puffer que revelava a bandeira brasileira em seu interior, diferente do restante da delegação, que utilizou uniforme azul-marinho.

Nascido em Oslo, na Noruega, filho de mãe brasileira e pai norueguês, Braathen compete nas provas de slalom e slalom gigante do esqui alpino. Após mudar de federação, conquistou um ouro, cinco pratas e dois bronzes em etapas de Copa do Mundo. No Mundial de 2025, terminou em 13º lugar no slalom e 14º no slalom gigante.

Já a gaúcha Nicole Silveira chega como uma das principais esperanças brasileiras. A atleta soma três medalhas de bronze em etapas de Copa do Mundo e um quarto lugar no Mundial de 2025.

Durante a abertura, o ministro do Esporte da Itália, Andrea Abodi, destacou o papel do esporte em tempos difíceis: segundo ele, mesmo em um cenário mundial de conflitos, a competição demonstra que a união entre os povos ainda é possível e que os Jogos pertencem aos atletas.

O ministro brasileiro André Fufuca ressaltou o tamanho da delegação nacional e o apoio governamental: afirmou que, embora o país não tenha neve, o investimento por meio do Bolsa Atleta pode ajudar o Brasil a conquistar medalhas e que todos os participantes já merecem reconhecimento pela dedicação.

Competições

A estreia brasileira ocorre na próxima terça-feira (10), na prova de esqui cross-country, com Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva. A participação é considerada uma das mais importantes do país em Olimpíadas de Inverno.

As primeiras disputas começaram ainda nesta sexta-feira (6), com partidas de curling entre Suécia e Grã-Bretanha, Itália e Suíça, além de Estados Unidos e Canadá. Outros confrontos envolveram República Tcheca e Estados Unidos, e Coreia do Sul contra Grã-Bretanha.

O hóquei no gelo feminino também abriu o calendário esportivo, com a seleção da França enfrentando o Japão na Arena Rho.

Fonte: Agência Gov

Veja também

polenta capa

Mascote inspirado na polenta anima torcida e reforça tradição cultural em Venda Nova do Imigrante

A vertical shot of raw shrimps on black rock slates

Produção de camarão de água doce ganha espaço e diversifica a aquicultura no Espírito Santo

casagrande em MF

Estado entrega obras viárias e anuncia pacote de investimentos em Marechal Floriano

jumping-ski

Milão dá início às Olimpíadas de Inverno 2026 com cerimônia marcada por música, cultura e presença brasileira

Foto Câmara capa

Justiça adia possível cassação do prefeito de Marechal Floriano

{EDDC6D0B-ACA7-A45A-7DEB-146AABAADBC2}

Confira a programação do Carnaval 2026 de Alfredo Chaves

corrida-freepik

Corrida de rua irá movimentar Alfredo Chaves neste domingo, 08

2025_10_14-3

Clientes Banestes poderão acumular até 100% a mais de pontos na transferência para o programa Azul Fidelidade