Menor temperatura do ano no Estado é registrada nas montanhas capixabas

Publicado em 10/05/2022 às 13:53

Compartilhe

Menor-temperatura-do-ano-no-Estado-e-registrada-nas-montanhas-capixabas-1

Texto: Julio Huber / Fotos: Edimar Gava e Egnaldo Andreatta

Ainda faltam mais de 40 dias para o início oficial do inverno, mas o clima nas montanhas do Espírito Santo já antecipa o que está por vir na estação mais fria do ano. Na manhã desta terça-feira (10), um termômetro instalado o Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, registrou 8 °C por volta de 5 horas.

Quem fotografou o termômetro foi Edimar Joelis Gava, que é encarregado do China Park e mora na região. “Acordei cedo para levar meus filhos para a escola e fotografei essa temperatura baixa. Esse ano o frio chegou antes que o normal. Os turistas adoram esse clima, mas para quem precisa acordar cedo é bem frio. Meus filhos nem queriam sair da cama”, conta.

O diretor geral do China Park, Valdeir Nunes, disse que não se recorda de uma temperatura tão baixa no início de maio. “Realmente é um fenômeno esses 8 °C nessa época. Ontem, às 19 horas, estava marcando 13 °C. Provavelmente esfriou ainda mais em outros locais da região. Esse ano o inverno promete temperatura baixas”, enfatizou.

Outra região onde foi registrada uma baixa temperatura na manhã de hoje foi em Rio Veado, interior de Santa Maria de Jetibá. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do município, Egnaldo Andreatta, disse que o termômetro na casa dele marcou entre 6 °C e 7 °C na manhã de hoje.

“Quase todos os anos começa a esfriar nessa época. Mas dessa vez estava quente e de um dia para outro a temperatura despencou. Esfriou em todo o município. Todo o ano o frio chega, mais cedo ou mais tarde. Na agricultura não afetou nada. Mas, fica o alerta de que o frio chegou, e chegou mais forte que no ano passado”, destacou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que na madrugada de hoje foi registrada a menor temperatura do ano oficialmente no Espírito Santo, no termômetro que fica no município de Venda Nova do Imigrante, que marcou 10,6 °C.

De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para hoje a previsão é de que o vento úmido que sopra do mar em direção à costa capixaba deixe o céu com muitas nuvens, nas regiões Sul e Serrana do Estado, mas com algumas aberturas de sol. Nas demais áreas, segundo o Incaper, o sol aparece entre poucas nuvens. Não há previsão de chuva em todo o Estado. Durante o dia haverá o aumento gradativo da temperatura em todas as regiões.

Na Região Serrana, nas áreas menos elevadas a temperatura mínima deve variar entre 14 °C e máxima de 28 °C. Já nas áreas mais altas a temperatura deve ficar entre 09 °C e máxima de 25 °C. Para amanhã (11), a previsão é de que o céu fique nublado em todas as regiões. Haverá algumas aberturas de sol, e não há previsão de chuva em todo o Estado. As temperaturas terão pequena elevação.

De acordo com a Climatempo, as próximas noites e madrugadas continuam frias por todo o Sudeste do Brasil. Além disso, até o fim da semana, há expectativa de uma queda acentuada nas temperaturas máximas. “Uma frente fria vai avançar nesta semana e vai provocar chuva em parte da região e uma intensa onda de frio é prevista para a próxima semana em muitas áreas do Brasil”, destacou a Climatempo.

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta