Menor temperatura do ano no Estado é registrada nas montanhas capixabas

Publicado em 10/05/2022 às 13:53

Compartilhe

Menor-temperatura-do-ano-no-Estado-e-registrada-nas-montanhas-capixabas-1

Texto: Julio Huber / Fotos: Edimar Gava e Egnaldo Andreatta

Ainda faltam mais de 40 dias para o início oficial do inverno, mas o clima nas montanhas do Espírito Santo já antecipa o que está por vir na estação mais fria do ano. Na manhã desta terça-feira (10), um termômetro instalado o Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, registrou 8 °C por volta de 5 horas.

Quem fotografou o termômetro foi Edimar Joelis Gava, que é encarregado do China Park e mora na região. “Acordei cedo para levar meus filhos para a escola e fotografei essa temperatura baixa. Esse ano o frio chegou antes que o normal. Os turistas adoram esse clima, mas para quem precisa acordar cedo é bem frio. Meus filhos nem queriam sair da cama”, conta.

O diretor geral do China Park, Valdeir Nunes, disse que não se recorda de uma temperatura tão baixa no início de maio. “Realmente é um fenômeno esses 8 °C nessa época. Ontem, às 19 horas, estava marcando 13 °C. Provavelmente esfriou ainda mais em outros locais da região. Esse ano o inverno promete temperatura baixas”, enfatizou.

Outra região onde foi registrada uma baixa temperatura na manhã de hoje foi em Rio Veado, interior de Santa Maria de Jetibá. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do município, Egnaldo Andreatta, disse que o termômetro na casa dele marcou entre 6 °C e 7 °C na manhã de hoje.

“Quase todos os anos começa a esfriar nessa época. Mas dessa vez estava quente e de um dia para outro a temperatura despencou. Esfriou em todo o município. Todo o ano o frio chega, mais cedo ou mais tarde. Na agricultura não afetou nada. Mas, fica o alerta de que o frio chegou, e chegou mais forte que no ano passado”, destacou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que na madrugada de hoje foi registrada a menor temperatura do ano oficialmente no Espírito Santo, no termômetro que fica no município de Venda Nova do Imigrante, que marcou 10,6 °C.

De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para hoje a previsão é de que o vento úmido que sopra do mar em direção à costa capixaba deixe o céu com muitas nuvens, nas regiões Sul e Serrana do Estado, mas com algumas aberturas de sol. Nas demais áreas, segundo o Incaper, o sol aparece entre poucas nuvens. Não há previsão de chuva em todo o Estado. Durante o dia haverá o aumento gradativo da temperatura em todas as regiões.

Na Região Serrana, nas áreas menos elevadas a temperatura mínima deve variar entre 14 °C e máxima de 28 °C. Já nas áreas mais altas a temperatura deve ficar entre 09 °C e máxima de 25 °C. Para amanhã (11), a previsão é de que o céu fique nublado em todas as regiões. Haverá algumas aberturas de sol, e não há previsão de chuva em todo o Estado. As temperaturas terão pequena elevação.

De acordo com a Climatempo, as próximas noites e madrugadas continuam frias por todo o Sudeste do Brasil. Além disso, até o fim da semana, há expectativa de uma queda acentuada nas temperaturas máximas. “Uma frente fria vai avançar nesta semana e vai provocar chuva em parte da região e uma intensa onda de frio é prevista para a próxima semana em muitas áreas do Brasil”, destacou a Climatempo.

Veja também

Acidente em DM (1)

Motorista com sinais de embriaguez é detido após causar acidente em Domingos Martins

treinamento-de-lutas-para-campeonato-nacional

Treinamentos das lutas de taekwondo aumentam em Marechal Floriano com a aproximação da competição nacional

crimes-ambientais-em-afonso-claudio

Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Afonso Cláudio após denúncias

clima-no-ES

Espírito Santo deverá ter frio intenso na próxima semana devido à massa de ar de origem polar

loteamento-inapropriado

Operação interdita loteamentos irregulares e identifica desmatamento em Domingos Martins

projeto-solidario-para-fazer-as-pessoas-felizes

Escola de São Miguel faz muitas pessoas felizes com projeto solidário

vacinacao-de-gripe-e-saranpo

Sesa alerta para baixa adesão às campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo

grupo-de-danca-e-musico-animam-feira-do-empreendedor-1

Grupo de danças e músico e animam a Feira do Empreendedor em Marechal Floriano