Memorial em homenagem aos 140 anos da imigração italiana é inaugurado em Marechal Floriano

Publicado em 10/02/2023 às 14:36

Compartilhe

Memorial-em-homenagem-aos-140-anos-da-imigracao-italiana-e-inaugurado-em-Marechal-Floriano

Texto e fotos: Cícero Modolo

Um importante personagem da história de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, recebeu uma homenagem na noite da última quarta-feira (8), com a inauguração do busto do engenheiro Joaquim Adolfo Pinto Pacca. A obra, feita pelo escultor capixaba Hippólito Alves, também é uma homenagem aos 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à comunidade, que ocorreu no ano de 1883.

A solenidade, ocorrida na praça Fioravante Andrea Lorenzoni, foi marcada por muitas emoções pelo tetraneto do homenageado, Ricardo Pacca, que veio de Portugal junto com sua esposa e seus dois filhos para visitar as terras que seu tetravô trabalhou. O presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, foi anfitrião e apresentou toda região do antigo “Núcleo Colonial Castelo”. Na oportunidade, Cezinha entregou a Ricardo o Titulo de Cidadão Florianense concedido pela Câmara de Marechal Floriano.

“Nada que possamos fazer hoje ou dizer irá de fato dimensionar todo o valor que Joaquim Adolpho Pinto Pacca tem para a nossa Vila de Araguaya. Contudo, queremos que as futuras gerações saibam da importância desse homem em nossa sociedade e na educação de nosso município. Por isso, mais do que justo e merecedor que o nome desse grande homem permaneça gravado na placa de inauguração de seu busto na praça de nossa Vila”, disse o presidente da Câmara de Marechal Floriano.

“É um prazer participar de um evento tão importante para Araguaya. O meu tetravô Joaquim Adolpho Pinto Pacca foi uma pessoa que contribuiu muito para esta região. Temos muito orgulho e honra em poder participar dessa inauguração, de poder ter visitado essas localidades, muito obrigado a todos”, ressaltou Ricardo Pacca.

O evento teve a apresentação do coral das crianças da Escola Jácomo Borgo, apresentação do Grupo Folclórico Piccinini dei Monti e do maestro Sandro Gomes, com músicas típicas italianas.

Joaquim Adolpho Pinto Pacca

Joaquim Adolpho Pinto Pacca nasceu em 23 de setembro de 1842, em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Seu pai, Manoel Joaquim Pinto Pacca, tinha 26 anos e sua mãe, Carolina Josefina de Borba, 18. Casou-se com Quitéria Jesuína Silveira por volta de 1858. Eles eram pais de sete filhos e três filhas. Ele imigrou para Salvador, Bahia, em 1914.

Pacca faleceu em 4 de outubro de 1900, em Campanha, Minas Gerais, aos 58 anos. A inspetoria especial de Terras e Colonização da Província, dirigida na época pelo engenheiro Joaquim, cuidava da demarcação e distribuição dos lotes na região que englobava Marechal Floriano.

O vereador Cezinha Ronchi ainda ressalta que os feitos do engenheiro homenageado beneficiaram outros povos, além dos italianos. “A eterna gratidão dos descendentes de imigrantes a esse homem que ajudou a vários imigrantes de diversas etnias e também os descendentes dos nativos. Construiu escolas, estradas, pontes, cedeu insumos, ferramentas, trouxe médico, construiu igrejas, dentre outros”, detalhou o vereador.

Veja a galeria de fotos do evento:

Veja também

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

brasil-27-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos-enem

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

mat-paga-27-05-Sebrae

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora: conheça os vencedores