Médico Douglas Puppin morre aos 84 anos
Publicado em 27/02/2023 às 10:56

Foto: Wellington Abner/Arquivo Ales
Natural de Alfredo Chaves, e bastante conhecido e querido por moradores de municípios da Região Serrana do Estado, como de Marechal Floriano e Domingos Martins, o médico e ex-deputado estadual do Espírito Santo, Douglas Puppin, morreu aos 84 anos neste domingo (26).
Ele foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (1963 a 1998), atuou como secretário de Saúde do Estado e ainda fez parte do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. O vereador Cezinha Ronchi, presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, destacou que o médico foi um dos maiores guardiões da memória da imigração do Brasil.
O governador Renato Casagrande lamentou a morte do médico. Por meio de uma mensagem em uma rede social, Casagrande prestou condolência à família. “Recebo com muito pesar a notícia da morte do médico, ex-deputado estadual do ES e ex-secretário de Saúde, Douglas Puppin. Sua partida deixa uma lacuna na política capixaba e na medicina, onde se dedicou a cuidar das pessoas e salvar vidas. Meus sentimentos à família”, escreveu.
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, decretou luto oficial de três dias, em virtude da morte do médico e ex-deputado estadual. Na Assembleia Legislativa exerceu dois mandatos como deputado estadual, entre 1983 e 1991, pelo então PMDB.
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Santos, ressaltou a relação de amizade que tinha com Puppin. “Tive uma relação de amizade muito bacana com ele, que sempre me contava histórias da época em que era deputado e me tornei um admirador desse ser humano com exemplar atuação como médico e deputado que foi. Chegamos a discutir ações do Estado como acesso à região de Aparecidinha. Perde a política capixaba, a medicina e literatura do nosso Estado. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, disse Marcelo Santos.
Puppin é autor de diversas obras sobre a imigração italiana no Estado, como “Do Veneto para o Brasil” (1981), “Giovani Maria” (romance, 1982), “Assim cantava a nonna (1988), “La vita de Vitório” (1994) e “Pietro: Benemérito da libertação de Roma” (2001).
Ele também publicou obras científicas, artigos e pesquisas, sobre sua especialidade médica. Em setembro de 2021, tomou posse da cadeira 36 da Academia Espírito-santense de Letras. A cremação do corpo de Puppin será nesta segunda-feira (27), no cemitério Parque da Paz, em Vila Velha.