Mauro Vieira rejeita interferência dos EUA em questões internas do Brasil

Publicado em 27/08/2025 às 14:44

Compartilhe

_d6a7058

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira (26) que o Brasil não aceitará qualquer tipo de negociação com os Estados Unidos que envolva interferência judicial em assuntos internos. A declaração foi feita durante evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que reuniu representantes de empresas brasileiras e norte-americanas.

Segundo Vieira, a tarifa de 50% aplicada recentemente pelos EUA a produtos brasileiros representa um fato inédito em mais de dois séculos de relações comerciais entre os dois países e estaria ligada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Trata-se de medida expressamente adotada por razões políticas relacionadas com o processo envolvendo o ex-presidente da República e seus principais assessores (…). Essa questão configura tema interno e soberano do Brasil, conduzida no âmbito do Poder Judiciário, sem possibilidade de interferência do Executivo”, declarou.

O chanceler ressaltou, contudo, que o governo brasileiro continuará aberto ao diálogo. Ele destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manteve conversas com líderes da Índia, China, México e França para buscar alternativas frente às barreiras impostas pelos EUA.

Vieira também defendeu uma reforma estrutural da Organização Mundial do Comércio (OMC), com regras mais modernas e flexíveis, e disse que seguirá insistindo na separação entre questões políticas e comerciais na relação bilateral com os Estados Unidos.

Fonte: Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo