Marechal Floriano recebe o 1º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos

Publicado em 09/06/2024 às 11:40

Compartilhe

encontro-de-grupos-germanicos

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

O distrito de Santa Maria, em Marechal Floriano, será palco do 1º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos. Realizado no dia 18 de agosto, como parte da tradicional festa ‘Noite Alemã’, o encontro reunirá grupos de todo o Brasil para celebrar a cultura e tradição germânica. As inscrições para os grupos já estão abertas e podem ser feitas através do link http://bit.ly/encontro_folclorico.

O evento, terá apresentações, missas, trajes típicos, almoço alemão, baile, apresentações individuais dos grupos participantes e shows das bandas Die Lustigen Musikanten e Os Pomeranos.

O evento é uma iniciativa do grupo folclórico Grünes Tal, que há anos participa de eventos similares em outros estados. Desde 2022, sob a coordenação de Thiago Freitas, o grupo trabalha em conjunto com outras lideranças para tornar o sonho realidade. A organização conta com o apoio da comunidade local, da prefeitura municipal de Marechal Floriano, do Consulado Alemão e da associação de desenvolvimento comunitário de Santa Maria.

O coordenador do evento, Thiago Freitas, compartilha as expectativas para o evento. Ele confirmou a presença de grupos folclóricos germânicos de três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. A programação continua em construção, mas Thiago garante um dia repleto de atividades.

“Mais do que um evento cultural, o encontro é um marco para a região. Celebrar a história, as tradições e a identidade dos descendentes alemães, contribui para o fomento do turismo local e gera oportunidades para a comunidade”, comenta.

Noite Alemã: tradição e cultura

Na 10ª edição, a Noite Alemã é uma festa realizada com o intuito de preservar as tradições dos imigrantes alemães que colonizaram o distrito de Santa Maria, em Marechal Floriano, nas montanhas do Espírito Santo. O evento acontece nos dias 17 e 18 de agosto e as novidades do evento são publicadas pelo Instagram: @noite_alema_mf.

A festa oferece gastronomia típica alemã e apresenta diversas atrações culturais. Com apresentações de grupos de dança, shows com músicas germânicas, e competições tradicionais de ‘Tiro ao Alvo’ e ‘Melhor Lenhador’. Todo o lucro arrecadado com o evento é destinado à manutenção das atividades dos dois grupos anfitriões, que se dedicam a manter viva a cultura e as tradições locais.

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França