Marechal Floriano promove “Dia D” de multivacinação contra gripe e dengue

Publicado em 05/04/2024 às 15:29

Compartilhe

saude-05-04-ft-pmmf

Texto: Bruno Caetano/ Foto: PMMF

A Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está organizando o “Dia D” de multivacinação contra o vírus influenza (gripe) e a dengue. A campanha está marcada para o próximo sábado (06), na Unidade de Saúde de Rio Fundo, e será estendida para outras unidades de saúde no dia 13 de abril, nas unidades de saúde Cézar de Vello Puppim, Santa Rita, Santa Maria, Araguaya, Soído e Victor Hugo.

Durante o Dia D, os moradores terão a oportunidade de receber vacinas e atualizar seus cartões de vacinação com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização. Esta iniciativa visa fortalecer a imunidade da comunidade contra doenças que representam riscos à saúde pública.

Anúncio

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do município, até o dia 23 de março, apenas 29,02% do público-alvo havia recebido a vacina contra a dengue. Das 1.127 doses estabelecidas como meta, foram aplicadas 284 doses. O número acende um alerta para o município que segue em alta incidência de casos da doença. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA) foram notificados 206 casos de dengue em Marechal Floriano.

Com enfoque nos grupos prioritários, a vacinação contra a influenza (gripe) é direcionada a crianças com idade entre 6 meses e menos de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Esta é uma excelente oportunidade para assegurar a imunização desses grupos vulneráveis contra a influenza, contribuindo para a redução do impacto da gripe na saúde pública.

As doses da vacina contra a dengue estarão disponíveis para crianças e adolescentes com idades entre 12 e 14 anos. O atendimento será realizado por ordem de chegada, sendo necessário que os responsáveis estejam acompanhados do cartão de vacinação da criança.

Anúncio

A Secretaria de Saúde do município divulgou que pessoas que manifestaram sintomas de doença febril aguda ou que tenham sido diagnosticados com dengue nos últimos seis meses não devem receber a vacina e devem buscar atendimento em uma unidade de saúde próxima.

Veja também

fruta gourmet

Fruta gourmet que pode valer até R$ 1,2 mil o quilo ganha primeira variedade brasileira

Fresh milk bottles in front of grazing cows on a farm with a natural background. Captures the essence of dairy farming and fresh produce.

Mercado futuro do leite avança e amplia proteção para produtores contra oscilações de preços

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina para crianças, adolescentes e idosos em todo o país

oms ia na saude

Brasil participa de conferência da OMS sobre inteligência artificial aplicada à saúde

Hormonal implant or beauty chip is a subcutaneous application.

Marechal Floriano passa a oferecer Implanon em unidades de saúde para ampliar opções de contracepção

farm animals, AI generated image

Produção de frangos registra alta nos gastos, enquanto suinocultura reduz custos em junho

capa

Caça talentos busca por novos modelos para concurso The Look of the Year

capa

Vitória Coffee Summit 2026 confirma palestrantes internacionais e coloca Espírito Santo no centro do mercado global do café