Marechal Floriano poderá ganhar museu interativo e virtual a partir do próximo ano

Publicado em 15/09/2023 às 08:35

Compartilhe

museu

O município de Marechal Floriano poderá ganhar um moderno museu, tecnológico e virtual. O projeto é desenvolvido pelo empresário é o Museu Escola Saíra Apunhalada (MESA), que tem como objetivo utilizar a arte para fazer o visitante pensar sobre a vida e criar consciência ambiental. Devido a isso, temas ecológicos e existenciais serão apresentados como objeto de arte, de reflexão e experiência.

Na última semana, o prefeito Cacau Lorenzoni se reuniu com o empreendedor Eidder Barreto, com o intuito de discutir sobre a construção do museu, na localidade de Victor Hugo, distrito do município. O espaço possui com 14 hectares e a previsão é que o projeto contará com café, restaurante, hospedagem e 70% da área será convertida em reserva ambiental.

O projeto conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), intermediado pela Sala do Empreendedor de Marechal Floriano. A previsão é de que o museu inicie suas atividades ao público em novembro de 2024 e a inauguração definitiva acontecerá em novembro de 2025.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, João Cabral Rodrigues Canciglieri; o presidente da Câmara Municipal, Cezar Tadeu Ronchi e a agente municipal de desenvolvimento, Sônia Werneck.

MUSEU DOS MUSEUS – Para ajudar a compreender a arte no mundo e oferecer uma experiência ao visitante do que é visitar museus fora do país, algumas galerias irão reproduzir fielmente parte daqueles museus. Será possível ter uma amostra da visitação de museus como o Louvre (França), Capela Sistina (Itália) e Rainha Sofia (Espanha).

Ao entrar nesses espaços, o visitante encontrará reproduções de obras idênticas, realizadas por especialistas, à mão e com os mesmos tipos de materiais utilizados no original, produzindo uma experiência muito real.

MUSEU INTERATIVO – Se a arte por si só busca estimular todos os sentidos de seu observador, a tecnologia pode ser uma boa ferramenta para isso. No Mesa terá uma galeria que oferecerá experiências imersivas, como se o visitante entrasse dentro das obras para que, além do entretenimento, a experiência possa melhor desenvolver o seu papel de fazer pensar.

MUSEU PARA CEGOS – O projeto prevê adaptar a exposição das obras para pessoas com deficiência visual e cegueira completa. A partir de maquetes e outros artifícios, as pessoas com essa deficiência poderão apreciá-las, mostrando que na verdade a arte não é somente para se ver.

MUSEU COMUNITÁRIO – A perspectiva do projeto é de que o Mesa não seja implantado à revelia da comunidade que o cercará. A pretensão do empreendimento é discutir e planejar com a comunidade tudo que se poderá fazer para que a região como um todo ganhe com o projeto e solucionem também de forma coletiva os problemas que ele provocará.

Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – Ascom/PMMF

Veja também

juliana_martins

Resgate de turista brasileira em vulcão na Indonésia

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

coluna-vida-saudavel

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo

resgate de aves

Iema resgata 69 aves em criadouro clandestino em Castelo

Close-up of male hands holding fresh roasted coffee beans in his hand and showing it good quality

Rodada de negócios internacional conecta cooperativas de café brasileiras a compradores estrangeiros

segurança de autoridades

Assessoria Militar do TJES realiza instrução especializada em Segurança de Autoridades

foto SUS

Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar infecções por vírus respiratórios, incluindo influenza aviária

close-up-thermometer

Terceira onda de frio avança pelo Brasil e derruba temperaturas no Sudeste