Marechal Floriano passa para risco extremo no novo Mapa de Risco da Covid-19

Publicado em 16/04/2021 às 22:13

Compartilhe

O novo Mapa de Risco da Covid-19, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (19), em todo o Espírito Santo, foi apresentado, no início da noite de hoje (16), pelo governador Renato Casagrande. Apesar de diminuir o número de municípios classificados em risco extremo, Marechal Floriano, na Região Serrana, passou de risco alto para extremo.

Na Região Serrana, permaneceram em risco extremo: Castelo, Domingos Martins, Santa Teresa e Vargem Alta. Já Ibatiba e Venda Nova do Imigrante sairam dessa classificação e foram para risco alto. Brejetuba e Itarana passaram de extremo para risco moderado. Nesta semana, 42 municípios capixabas estão em risco extremo, mas a partir da segunda-feira, serão 30 cidades nessa classificação. Em risco alto, houve um aumento de 34 para 39 municípios na próxima semana. Em risco moderado há apenas dois municípios nessa classificação até o próximo domingo, mas na segunda-feira serão nove cidades.

Como na próxima semana há o feriado do Dia de Tiradentes (21), os comércios nas cidades em risco estremo poderão funcionar, com limitações de horários, na terça, quinta e sexta-feira, já que o feriado é na próxima quarta-feira.

Durante o pronunciamento feito pelas redes sociais, Renato Casagrande agradeceu a todos que estão colaborando com as medidas adotadas pelo governo estadual para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Casagrande apresentou números que mostram que está diminuindo a pressão por leitos de UTI, apesar da ocupação ainda permanecer acima de 90%.

“Essa semana temos alguns sinais de que a quarentena está fazendo alguns efeitos. Tomamos a decisão na hora certa, antes de iniciar um crescimento mais forte da pandemia”, reforçou.

O governador também anunciou que nos municípios classificados em risco alto será permitido, a partir a partir da próxima semana, o atendimento individual de alunos. Em municípios de risco moderado, é permitido atendimento presencial nas escolas. Outra mudança no decreto é que postos de combustíveis passam a se enquadrar como serviço essencial.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

VEJA ABAIXO AS MEDIDAS PARA CADA CLASSIFICAÇÃO

 

risco extremo m

 

risco alto 1 m

risco alto 2 m

risco moderado m

Veja também

Saúde disponibiliza vacina contra meningite para crianças de até dez anos ainda não vacinadas em todo Estado

97946

Geração de empregos é um dos objetivos de plataforma de investimentos em turismo

97944

Crédito consignado pelo INSS ficará mais restrito; entenda

97942

Operação retira quatro funcionários presos em mina da Vale no Canadá

97940

Bolsonaro fala que está “quase pronto” plano para subsidiar vale-gás

97938

Bolsonaro: “Não posso garantir que não haverá apagão”

© Breno Esaki/Agência Saúde

Vacinação para adolescentes de 12 anos começa hoje no DF

97934

Petrobras é responsável por um terço do preço da gasolina, diz Silva e Luna