Marechal Floriano oferece suporte psicológico e jurídico a mulheres

Publicado em 19/06/2024 às 10:18

Compartilhe

saude-19-06-ft-Cicero-Modulo-CIAM-PMMF

Texto: Bruno Caetano / Foto: Cícero Modolo

A violência de gênero é uma problemática persistente no Espírito Santo. O estado apresenta altos índices de casos de violência doméstica contra mulheres. Dados recentes apontam que, a cada dois minutos, ocorre um registro de agressão à mulher. Muitas delas ainda sofrem em silêncio, sem acesso a serviços de apoio e orientação.

Em janeiro deste ano, Marechal Floriano passou a contar com a primeira rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, com a inauguração do Centro Integrado de Apoio à Mulher (CIAM). Por meio da Câmara Municipal e fruto da iniciativa da legislação local, o CIAM oferece suporte psicológico, jurídico e educativo às vítimas de violência doméstica e de gênero.

O projeto, previsto na Lei Municipal 2.688, de 12 de janeiro de 2024, está alinhado com as políticas nacionais e estaduais para as mulheres, em conjunto à Lei Maria da Penha e ao enfrentamento da violência de gênero.

A diretora do CIAM, a psicóloga Giordana Bravin, diz que o novo espaço é fundamental para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor às mulheres que necessitam de apoio. “Mulheres acolhem mulheres, para evitar constrangimento. É um espaço onde a mulher pode se sentir segura e confortável quando necessitar”, afirma Bravin.

O CIAM atende, em média, 20 mulheres por mês. Entre os serviços oferecidos estão atividades educativas, que acontecem por meio de palestras em instituições de ensino, serviços públicos de saúde, assistência social, comunidades e outros setores que lidam diretamente com o enfrentamento da problemática da violência no município.

A diretora ressalta que o serviço tem crescido, mas que há muitas mulheres que não conhecem e que permanecem em situações hostis, sem saber nem o básico, e podem morrer por falta de informação. “O que nos motiva é ajudar as mulheres a saírem dessas situações e oferecer um espaço de escuta e serviços de qualidade cada vez melhores”, destaca Bravin.

A rede de apoio do CIAM está localizada na Rua Emílio Hulle, nº 44, no Centro de Marechal Floriano, em frente à Câmara Municipal. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. As mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone: (27) 99889-1721 ou pelo email: [email protected].

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!