Marechal Floriano ganha mais artistas na tradição alemã do Bauernmalerei

Publicado em 26/05/2017 às 13:14

Compartilhe

Marechal Floriano vai ficar ainda mais cheio de artistas, traços e cores de uma tradição alemã. É que neste mês de maio forma-se a segunda turma de pintura bauernmalerei do município. Mais conhecida como bauer, a técnica alemã se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira. Bauernmalerei significa, em tradução literal, “pintura campestre”.

Além da experiência de convivência e vivências artísticas, o Bauer também pode ser uma fonte de renda com a venda de peças artesanais. E para quem quiser aprender, já tem previsão de novas turmas para começar em julho, mas é necessário entrar na lista de espera, já que a busca é intensa, segundo o idealizador e professor do curso, Rogério Brambila.

bauer marechal floriano 1O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.“Quem faz bauer se apaixona e como são poucas vagas, já estão preenchidas. Mas temos uma lista de espera e podemos abrir outras turmas”, narra o idealizador e professor do curso, Rogério Brambilla.

Rogério conta que o resgate à cultura ancestral começou em Domingos Martins, em 2012, num curso no Polo UAB Universidade Aberta. “Fiz este curso com colegas de Marechal Floriano e depois fiz outro também em Domingos Martins. Fiquei tão apaixonado que decidi trabalhar com ele aqui, já que também é uma colônia de imigração alemã”, relata Rogério.

Ele explica que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. E que o grupo já está se unindo aos demais artesãos da cidade para reestruturar a associação e retomar as participações nos eventos.

bauer marechal floriano 2

Em 2016, eles participaram da Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo, maior evento da área no estado, e já se preparam para voltar em 2017.

Para a secretária de Turismo e Cultura de Marechal Floriano, Maria Goretti Gerardt, a arte Bauer resgata e contribui para a preservação da cultura alemã e por isso é muito importante para Marechal Floriano.

A arte Bauernmalerei é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, através da Lei Municipal 1.769/16.

Serviço

Ficou interessado e quer aprender? Procure o professor Rogério Brambilla pelo contato: (27) 99880-7454. O investimento é de R$100.

 

Veja também

cultura-19-07-ft-div-familia-lima

Família Lima se apresenta hoje (19) no Festival de Inverno de Domingos Martins

turismo-19-07-ft-gov-es-grupo-teatro-Gota-Po-e-Poeira

Grupo teatral Gota, Pó e Poeira participa de festival nacional em Minas Gerais

GATRONOMIA

Receita de Nhoque de inhame

agro-19-07-ft-div-sinfagres-1

Inscrições abertas para o Seminário de Defesa Agropecuária do Espírito Santo

policia-19-07-ft-gov-es-procon-es

Procon-ES apreende mais de 100 quilos de produtos vencidos em supermercados na região do Caparaó

saude-19-07-ft-gov-es

CRE Metropolitano atende mais de 3,9 mil usuários dentro do Programa de Órtese Oftalmológica em três meses

esportes-19-07-ft-divulgacao-paratleta-capixaba

Espírito Santo conquista 25 medalhas no Circuito Loterias Caixa de Natação Paralímpica

mat-paga-esporte-19-07-ft-freepik-torcida-argentina

Após título da Argentina, como está o ranking de conquistas da Copa América?