Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

Publicado em 24/02/2024 às 06:00

Compartilhe

dengue-em-mf-1

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Com mais de 100 casos notificados de dengue, o município de Marechal Floriano entrou em alerta de alto risco no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, na última quinta-feira (22). A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o combate ao mosquito Aedes aegypti nas últimas semanas em escolas e em qualificação de agentes da saúde.

O boletim epidemiológico apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Marechal Floriano aumentou, em 200%, nas sete primeiras semanas do ano. Já são 109 casos notificados de e 26 em investigação.

Em resposta a este aumento, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU), realizou, nas últimas semanas, reuniões com os agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do município.

Também foi anunciado a abertura de um curso especializado em vacinação destinado aos agentes comunitários de saúde. O principal objetivo do curso é assegurar a excelência na aplicação de imunizantes na comunidade local.

Representantes da Secretaria de Saúde de Marechal Floriano marcaram presença no workshop realizado em conjunto pela Prefeitura de Domingos Martins e representantes da Secretaria de Saúde do Estado, em 16 de fevereiro. O evento reuniu equipes de saúde, secretarias e hospitais da região das montanhas capixabas, visando a discussão de estratégias colaborativas para o combate ao mosquito transmissor.

No intuito de combater o Aedes aegypti, vetor de diversas doenças, a Vigilância de Saúde Ambiental realizou também ações preventivas em escolas municipais na última quarta-feira (21). As atividades incluíram conversas educativas e teatro, buscando educar de forma descontraída os alunos das escolas participantes.

As escolas envolvidas foram a EMEF José Aloísio Simon, no Trevo de Paraju; a EMEF Professor Nicolau Krohling, em Santa Maria; e o CEMEI Maria Knidel Lube, também em Santa Maria.

A secretária de Saúde do município, Maria Arlete Novaes, explica que estas ações conjuntas visam a prevenção contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Nossa expectativa é que estas atividades sejam estendidas para toda comunidade e nas próximas semanas tenhamos resultados significativos”, disse Maria Arlete.

Veja também

vitima

Foi preso o acusado de matar com golpes de martelo a namorada em Marechal Floriano

Card para notícia - Site (17)

Robô Alice: tecnologia a serviço da prevenção e combate às irregularidades no Espírito Santo

20241128_150447

Projeto de iniciação científica aborda saúde mental de adolescentes em escola de Vitória

Brazilian banknotes. 50 and 100 reais notes on wood. Selective focus.

O mercado financeiro estima que a inflação alcançará 5,08% neste ano

DSCN4850-1

Sistema prisional do Espírito Santo é o primeiro a compor cadastro nacional de identificação biométrica do País

Two farmers making agreement with handshake in green wheat field. Agricultural business.

Sucessão bem planejada no agronegócio garante sustentabilidade nas empresas familiares

namorada morta

Polícia procura por acusado de matar namorada espancada em Marechal Floriano

forca pela vida

Força pela Vida: fiscalização combate transporte clandestino no Aeroporto de Vitória