Marcas de celulares mais populares do mundo; confira as principais e suas origens

Publicado em 13/02/2025 às 11:44

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Foto: Freepik

Desde sua estreia no século 20, os celulares passaram por transformações significativas tanto em forma quanto em funcionalidade. Modelos que antes apresentavam uma antena e vários botões agora evoluíram para dispositivos elegantes com telas sensíveis ao toque e botões mínimos. 

Originalmente projetados para chamadas e mensagens de texto, hoje os smartphones podem capturar fotos, gravar vídeos e até mesmo controlar outros dispositivos com recursos de Inteligência Artificial (IA). 

Estes avanços são o resultado da inovação tecnológica contínua e do surgimento de novas fabricantes, entre as quais estão marcas como a chinesa Honor, que embora esteja no mercado de smartphones premium desde 2013, seus dispositivos acabaram de chegar oficialmente no Brasil, neste 30 de janeiro de 2025.  

Segundo o site Estatista, em 2024, 1.24 bilhão de smartphones foram vendidos mundialmente, tornando-o o gadget mais vendido no planeta. Vale mencionar também o relatório Digital 2024 Global Overview, publicado em parceria com Meltwater e We Are Social, que mostra que os brasileiros estão passando um total de 9 horas e 13 minutos por dia nas redes sociais. 

Então, não há como negar o fato de que nenhum outro gadget influencia a humanidade como o celular. Cientistas previram que os smartphones desempenharão um papel extremamente importante na evolução futura da humanidade.

Do outro lado, o mercado mundial de celulares está avaliado em US$ 802,1 bilhões em 2024, de acordo com a Fact.MR. É um mercado altamente lucrativo com novos smartphones lançados a todo momento. As marcas têm em seus portfolios todas as faixas de preço, tornando-os facilmente acessíveis para pessoas de todos os status da sociedade. De modelos premium, que oferecem os melhores recursos da categoria, a telefones acessíveis, cada fabricante oferece uma ampla variedade de celulares para todos os gostos e bolsos. 

Aqui estão as principais marcas de smartphones que conquistaram o mercado mundial por meio dos seus dispositivos e os países de origem. Embora nem todas, mas boa parte das marcas mencionadas têm presença no mercado brasileiro. 

China

Xiaomi

Fundada em 2010, a Xiaomi entrou no mercado de telefonia celular em 2011 com o lançamento do Xiaomi Mi 1. A empresa expandiu sua linha de produtos para incluir não apenas telefones econômicos, mas modelos emblemáticos de primeira linha. A Xiaomi também criou a submarca POCO; tornou a Redmi uma empresa independente e investiu na startup de telefones para jogos Black Shark. Em 2022, a fabricante chinesa já havia garantido a terceira maior participação de mercado global.

Huawei

Além dos smartphones, a gigante tecnológica chinesa fabrica laptops, wearables e principalmente equipamentos de telecomunicações. A Huawei tem uma série de telefones emblemáticos, de gama média e econômicos em sua coleção. A empresa expandiu suas operações internacionais no final da década de 1990, sendo que no Brasil é uma das principais fornecedoras de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC).

Honor

A Honor era uma subsidiária da chinesa Huawei até o final de 2020, quando a empresa decidiu vender a filial. Atualmente, a Honor fabrica smartphones, tablets, wearables inteligentes e outros dispositivos móveis. 

Desde a separação da Huawei, a marca visa capturar o mercado precificando agressivamente seus smartphones Honor com excelente preço-qualidade, uma decisão que abriu espaço no mercado internacional, podendo esperar muito mais da marca nos próximos anos.

Realme

A Realme foi criada em 2018 como uma alternativa mais acessível à OPPO. Com o tempo, a marca cresceu e se tornou independente, à medida que expandia sua presença de mercado em vários países. Desde 2021, a marca opera oficialmente no Brasil. A Realme também está bem estabelecida em mercados como Índia, Sudeste Asiático, Sul da Ásia, Europa e seu país de origem, China, oferecendo uma ampla gama de smartphones.

Lenovo 

A Lenovo entrou no mercado de telefonia móvel na década de 2000. No entanto, em 2008, decidiu vender sua divisão de celulares, readquirindo-a um ano depois. Um dos fatores determinantes por trás do retorno da Lenovo ao mercado de smartphones foi competir com a Samsung. A fabricante chinesa buscou expansão mirando vários segmentos de mercado e criando submarcas. Entre elas, a Motorola continua sendo um nome de destaque. 

OPPO

Fundada em 2004, em seus primeiros anos os telefones da OPPO eram vendidos principalmente na China e relativamente desconhecidos globalmente. No entanto, o lançamento do OPPO N1 em 2013 marcou uma virada, atraindo a atenção de um público mais amplo. Atualmente com uma linha de smartphones diversificada, a OPPO possui a subsidiária OnePlus, que também produz smartphones.

Vivo 

Assim como a OPPO, a Vivo faz parte do BBK Group, como uma marca relativamente mais jovem, fundada em 2011. Apesar de ser nova, a Vivo rapidamente deixou sua marca no mercado global. Sua estratégia de vendas reflete de perto a da OPPO, com foco na construção de uma forte rede de lojas de varejo. Hoje, os produtos da Vivo estão disponíveis em mais de 60 países em todo o mundo. A marca também tem uma submarca chamada iQOO, lançada em 2019, que se concentra em smartphones de alto desempenho.

Infinix

Fundada em 2013 em Hong Kong, a sede da Infinix foi posteriormente transferida para a China. A fabricante inicialmente focou no mercado asiático, diferenciando-se de sua marca irmã, a Tecno, que era comercializada na África. Com o tempo, a marca também expandiu seu alcance para a África e o Oriente Médio. A maioria dos produtos Infinix tem como alvo o segmento econômico, fornecendo especificações com boa relação custo-benefício. No entanto, a marca também oferece modelos premium por meio de sua série Zero. A Infinix chegou ao Brasil em 2021 com o Note 10 Pro e opera no país em parceria com a Positivo.

Coreia do Sul

Samsung 

Os celulares da Samsung entraram no mercado pela primeira vez na década de 2000, sendo que seu ponto de virada veio com o lançamento da série Galaxy, que gradualmente capturou o interesse do público e solidificou-se no mercado mundial de smartphones. 

Desde 2012, a Samsung tem consistentemente se classificado entre as três primeiras fabricantes em participação no mercado global de celulares. Esse sucesso é atribuído à tecnologia inovadora da marca e sua capacidade de oferecer produtos em vários segmentos de mercado, desde modelos básicos até modelos premium.

Japão

Sony

A Sony era um nome conhecido nas décadas de 1980 e 1990, principalmente por seus icônicos music players. Para reforçar sua posição no mercado de telefonia móvel, a empresa se fundiu com a Ericsson em 2001, formando a Sony Ericsson. 

A parceria foi dissolvida em 2011, com a Sony comprando a parte da Ericsson na joint venture. Hoje, a Sony continua produzindo smartphones de ponta sob a marca Sony Xperia. O último smartphone da Sony lançado foi o Sony Xperia Z5 Premium.

Finlândia

Nokia

A Nokia começou a produzir celulares em 1980, tendo dominado o mercado por anos. Em 2014, sua divisão de smartphones foi vendida para a Microsoft. No entanto, apenas dois anos depois, a Microsoft saiu do negócio de smartphones. 

Em 2016, a Microsoft vendeu o negócio de telefones básicos da Nokia para a HMD Global, uma empresa também sediada na Finlândia. A HMD Global adquiriu os direitos da marca e, desde então, continuou a produzir os smartphones Nokia.

Taiwan

Asus

Fundada em 1989, a ASUS entrou no mercado de smartphones em 2014 com o lançamento da marca Zenfone, que atraiu atenção significativa especialmente devido à sua parceria com a Intel. 

No entanto, os chipsets da Intel enfrentaram desafios com o gerenciamento de calor, levando a ASUS a fazer a transição para os chipsets Qualcomm Snapdragon e MediaTek para seus dispositivos. Desde 2019, a ASUS se concentra no segmento principal, oferecendo duas linhas principais de smartphones: Zenfone e ROG Phone, sendo este último particularmente popular entre os entusiastas de jogos.

Estados Unidos

Google Pixel

Embora o Google já tivesse a marca Nexus, que foi desenvolvida em colaboração com outras fabricantes, a empresa queria criar sua própria linha de smartphones. Essa ambição se materializou em 2017, quando adquiriu a divisão de smartphones da HTC. A marca Nexus foi substituída pela linha Pixel. Os telefones Google Pixel foram elogiados pelo seu desempenho estável, pois o Google projeta tanto o hardware quanto o software.

Apple

A primeira geração do iPhone, lançada pelo cofundador e ex-CEO da Apple Steve Jobs, mudou para sempre o conceito de dispositivos móveis. Foi uma invenção inovadora que deu início a uma cascata de pesquisas e invenções no reino dos smartphones. 

Desde seu lançamento em 2007, a Apple vendeu mais de 2,6 bilhões de iPhones em todo o mundo. O que diferencia o iPhone dos dispositivos Android é seu sistema operacional, o iOS. A Apple lança um novo iPhone a cada ano com um novo chipset que define novos padrões de desempenho. A maior reformulação da Apple em décadas se concentrará em trazer IA generativa para Siri e sistemas operacionais.

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