Máquinas agrícolas: veja as curiosidades que você provavelmente não sabia sobre os tratores!

Publicado em 04/10/2022 às 11:56

Compartilhe

Maquinas-agricolas

Imagem: valtra.com.br

Se você é do setor agrícola ou tem curiosidade sobre o maquinário utilizado com o objetivo de simplificar as tarefas no campo, é interessante aprofundar o seu conhecimento sobre o uso e as funções das máquinas agrícolas. Em especial neste artigo, vamos abordar mais sobre os tratores, isso porque eles são comumente os mais populares e amplamente conhecidos em território nacional. Eles possuem diferentes tipos de funcionalidades, desde o trabalho rural até nas indústrias e construção civil.

É importante ressaltar que os tratores desempenham atividades essenciais na agricultura e que a mesma é um dos pilares da economia brasileira, dessa forma, ele se torna imprescindível para o bom funcionamento e a entrega de bons resultados do cultivo e plantio das culturas. Se você tem interesse em entender melhor sobre o universo dos tratores e suas curiosidades, leia esse artigo até o final.

Como é a atuação dos tratores no setor agrícola?

Para início de conversa, as principais funcionalidades de um trator – independente do tamanho e da marca – são: tracionar, transportar e fornecer potência para os equipamentos. A primeira curiosidade que muitas pessoas não sabem, é que esse tipo de máquina opera com um motor a diesel e essa característica é a responsável por proporcionar uma importante fonte de potência na hora de desempenhar as tarefas.

No caso de tratores usados, é muito comum que os novos donos busquem aperfeiçoar o consumo de combustível por meio do uso de um aditivo para óleo diesel. Nestes casos, entretanto, é de extrema necessidade ter certeza da procedência do produto, para que não haja danos na máquina por conta de um mau uso ou da baixa qualidade do aditivo.

Versatilidade e potência das máquinas

É necessário dizer que a potência desse tipo de máquina é bastante relativa, isso porque vai depender muito do uso ao qual ela será submetida. Para entender melhor, é importante analisar alguns fatores antes mesmo de pensar em realizar a compra, como, por exemplo, tempo de uso, quantidade de horas trabalhadas, tamanho da extensão de terra, tipo de solo (se é plano, escorregadio), entre outros. Assim, será possível entender qual o modelo e marca são os mais indicados para a sua necessidade e a quantidade de potência necessária para entregar bons resultados no fim da colheita.

Com relação à versatilidade, eles são conhecidos por essa característica por serem um tipo de maquinário que pode receber diferentes tipos de acessórios e, dessa maneira, realizarem mais uma gama de atividades diferentes. Assim, é de muita valia ter um equipamento desse tipo em sua lavoura. Em se tratando de marcas, as que mais se destacam no mercado são os tratores Valtra, a New Holland e a John Deere.

A versatilidade é uma característica importante para o setor, porque cada vez mais o produtor rural está em busca de máquinas que possam solucionar uma grande variedade de atividades, assim, é mais econômico e vantajoso para ele adquirir um equipamento desse, cujo custo não é baixo. 

Veja também

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar