Mais de 3 mil estudantes das montanhas se preparam para o segundo dia de Enem neste domingo (10)

Publicado em 08/11/2024 às 16:00

Compartilhe

A estudante Luiza Volkers Silva disse que ir bem na prova pode definir o futuro dela

A estudante Luiza Volkers Silva disse que ir bem na prova pode definir o futuro dela

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Neste domingo (10), 3,2 mil estudantes da região das montanhas capixabas retornam para o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O dia será dedicado às questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os portões dos locais da prova abrirão ao meio-dia e fecharão pontualmente às 13h, com o teste previsto para começar às 13h30 e se encerrando às 19h.

Na edição de 2024, cinco cidades da região são responsáveis pela aplicação da prova. De acordo com o Ministério da Educação, o número de inscritos por cidade é: Afonso Cláudio (580), Brejetuba (179), Castelo (619), Domingos Martins (798) e Venda Nova do Imigrante (935).

PRIMEIRO DIA INTENSO – O primeiro dia do Exame, realizado no domingo passado (3), foi marcado por grande movimentação e expectativa. Nos locais de aplicação, diversos candidatos vindos de outras cidades chegaram cedo. Entre veteranos e estreantes, a ansiedade era evidente. Muitos se depararam com temas inesperados e tiveram que ajustar suas estratégias para responder a 90 questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação.

Com a experiência anterior, a estudante da escola Teófilo Paulino, em Domingos Martins, Luiza Volkers Silva, de 17 anos, afirmou que sentiu menos ansiedade. “Apesar de já ter feito o Enem como treineira desde o primeiro ano, a pressão agora é bem maior, porque este teste pode definir o meu futuro. No entanto, consegui controlar a minha ansiedade, o que foi fundamental, mas a pressão de saber que é algo decisivo faz toda a diferença”, disse Luiza, que busca uma vaga em Medicina Veterinária.

Após a realização do primeiro dia de provas, o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou uma taxa de abstenção de 26,6% no primeiro dia do exame, a menor registrada nas últimas edições, com um aumento de 1,5% no número de participantes em relação ao ano anterior.

Como esperado, estudantes mencionaram as dificuldades e surpresas no teste. Anna Júlia Gomes dos Santos, de 16 anos, aluna do 2º ano na Escola Ponto do Alto, em Domingos Martins, fez o Enem pela primeira vez como treineira, mas admitiu que a redação a deixou ansiosa. “Almocei com minha família antes da prova, e eles tentaram me acalmar. Mas, a ansiedade aumentou quando li o tema da redação, e percebi a diferença da qual eu esperava”, relatou Anna, que sonha em seguir carreira em Publicidade e Propaganda.

Anna Júlia Gomes dos Santos estuda em Ponto Alto e está se preparando para a prova de domino

Expectativas e preparação para o segundo dia

O segundo dia de exame traz novos desafios aos participantes, e a expectativa é alta, especialmente para aqueles que almejam um bom desempenho em Matemática e Ciências da Natureza. Para os estudantes que se dedicaram ao longo do ano, o foco agora, segundo a professora de Ciências e Biologia na Escola Ponto do Alto, em Domingos Martins, Sarah Cantarino, é aproveitar as experiências do primeiro dia como aprendizado para o segundo.

Segundo ela, é essencial que o estudante identifique as dificuldades enfrentadas, sejam elas cansaço, questões de alimentação ou até nervosismo, e pense em formas de se preparar para lidar melhor com essas situações. Ela também destaca a importância de evitar três “venenos internos” comuns durante provas: o desânimo, a falta de autoconfiança e o desespero.

Para combatê-los, Sarah sugere que o aluno se comprometa a permanecer positivo, focando no progresso pessoal e não se comparando com outros. “Acredite no esforço que você fez ao longo do ano e valorize sua trajetória,” orienta.

Para o último dia de teste, a estudante Anna Júlia já definiu sua estratégia para manter o foco e a tranquilidade durante a prova. Ela planeja começar pelas questões de Matemática, priorizando as mais fáceis e reservando as mais complexas para o final. “Quero resolver com calma as mais difíceis no final para não me desesperar. Já treinei bastante nas eletivas da escola, e isso tem me ajudado a ganhar confiança”, comenta.

Luiza, por sua vez, revelou que está focada em se sair bem nas provas de Exatas para alcançar a nota de corte necessária para Medicina Veterinária. “Matemática tem o melhor TRI (Teoria de Resposta ao Item), então quero caprichar. Apesar de cansativo, tenho me preparado o ano inteiro e estou determinada. Se não for desta vez, ainda terei outras oportunidades,” afirmou.

Com os candidatos ajustando suas estratégias, o segundo dia de exame promete mais um desafio para os estudantes. O teste é uma das principais portas de entrada para faculdades públicas e privadas no Brasil, e inclusive pode ser utilizado em processos seletivos de universidades internacionais.

GABARITO – De acordo com o regimento do Enem 2024, o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. O resultado sairá em 13 de janeiro de 2025.

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana