Mais de 1.200 títulos de eleitor podem ser cancelados na Região Serrana

Publicado em 19/03/2017 às 11:31

Compartilhe

Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições correm o risco de terem o título de eleitor cancelado. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) começaram, no último dia 20 de fevereiro, a divulgar a relação de nomes e inscrições das pessoas que deixaram de votar nos três últimos pleitos e não justificaram essas ausências.

O Espírito Santo é o 13º no ranking dos estados com mais eleitores “faltosos” do país, com 43.980. Na Região Serrana, 1.217 votantes estão em situação de pendência com a Justiça Eleitoral. Afonso Cláudio é a cidade com o maior número: 365 eleitores.

O segundo município com mais eleitores pendentes na Região Serrana é Santa Maria de Jetibá, com 260, seguido de Venda Nova do Imigrante, com 246, Domingos Martins, com 175, Alfredo Chaves, com 116, e Santa Leopoldina, com 55. Os municípios de Marechal Floriano e Laranja da Terra não possuem nenhum eleitor “faltoso”.

A lista dos nomes com pendências ficará disponível nos cartórios eleitorais de cada município, que tiveram um prazo mínimo de 10 dias, a partir do dia 22 de fevereiro, para afixar o edital, divulgar esse documento nos meios de comunicação e dar ciência desta afixação aos partidos políticos.

Desde o dia 2 de março, as pessoas que constam com o nome nessa lista devem comparecer ao cartório eleitoral para regularizar a situação. O prazo limite é até o dia 2 de maio.

No cartório eleitoral, as pessoas devem apresentar um documento com foto que comprove sua identidade, além do título eleitoral e um comprovante de votação, justificativa, e de recolhimento de multa ou de dispensa deste recolhimento.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que cada turno do pleito é considerado uma eleição e que a Justiça Eleitoral não está expedindo nenhuma notificação ao eleitor para informá-lo sobre alguma pendência no cadastro eleitoral.

Vale ressaltar que o não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas resultará em cancelamento automático do título de eleitor, o que ocorrerá entre os dias 17 a 19 de maio deste ano.

Municípios com eleitores “faltosos” nas montanhas:

Município

Quantidade de eleitores

Afonso Cláudio

365

Alfredo Chaves

116

Domingos Martins

175

Santa Leopoldina

55

Santa Maria de Jetibá

260

Venda Nova do Imigrante

246

Veja também

safra-24-e-25

Banestes anuncia R$ 1 bi em recursos para Plano Safra 2024/25

eja

Começa período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino

Sefaz-bloqueia-469-empresas-por-falta-de-contabilista-responsavel

Sefaz bloqueia 469 empresas por falta de contabilista responsável

cultura-19-07-ft-div-familia-lima

Família Lima se apresenta hoje (19) no Festival de Inverno de Domingos Martins

turismo-19-07-ft-gov-es-grupo-teatro-Gota-Po-e-Poeira

Grupo teatral Gota, Pó e Poeira participa de festival nacional em Minas Gerais

GATRONOMIA

Receita de Nhoque de inhame

agro-19-07-ft-div-sinfagres-1

Inscrições abertas para o Seminário de Defesa Agropecuária do Espírito Santo

policia-19-07-ft-gov-es-procon-es

Procon-ES apreende mais de 100 quilos de produtos vencidos em supermercados na região do Caparaó