Maioria da bancada do ES votou a favor do projeto de abuso de autoridade

Publicado em 15/08/2019 às 19:20

Compartilhe

Somente quatro deputados federais da Bancada Capixaba votaram contra o projeto que dispõe sobre o abuso de autoridade, o (PL 7596/2017) aprovado na noite de ontem (14). Da Vitória (CIDADANIA), Dra Soraya (PSL), Evair de Melo (PP) e Sérgio Vidigal (PDT) votaram contra o projeto do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), vista como uma tentativa de calar a Lava Jato.

O resultado da votação foi 325 votos a favor e 133 contrários.Muitos deputados do PT, como Helder Salomão, defenderam o projeto por achar que existe abuso por parte de algumas autoridades.

O coordenador da Bancada Capixaba, o deputado Da Vitória, disse para a Agência Congresso que não é contra um projeto sobre abuso de autoridade, embora tenha votado contra a matéria. “Eu sou a favor que as instituições sejam reguladas em suas condutas, no tratamento com o cidadão brasileiro, em todos os níveis porque a Constituição Federal precisa ser preservada e como a normatização penal também é de interpretação, muitas vezes o direito do cidadão é usurpado. Regular a conduta desses agentes públicos é proteger o cidadão de bem”, disse o deputado.

O projeto define os crimes de abuso de autoridade cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de Contas e das Forças Armadas.

Serão tipificados como crime de abuso de autoridade as condutas que tiverem finalidade específica de prejudicar outra pessoa ou beneficiar a si mesmo ou a terceiros ou “por mero capricho ou satisfação pessoal”, diz a nova lei.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

O deputado Sérgio Vidigal também disse que não é contra um projeto de lei sobre o abuso de autoridade, mas acredita que ele precisaria ser mais debatido na Câmara, como foi no Senado. “Votei a favor da retirada de um artigo que trata da questão do policial militar, porque limita muito a função e a atividade do policial, porque o policial militar faz um policiamento ostensivo, para inibir o crime, então têm cenários complicados”, disse.

“Não sou contra o projeto de abuso de autoridade, acho que foi votado muito rapidamente sem ampliar o debate, acho que ele deveria ter sido debatido na Casa, porque esse projeto veio do Senado e não passou por uma comissão para discutir o projeto detalhadamente como foi no Senado”, conclui.

A deputada Dra. Soraya fez campanha contra a proposta, segundo ela, o “projeto foi se transformando no Congresso e agora, pretende-se com ele criminalizar as condutas dos magistrados e membros do Ministério Público no suposto enquadramento de abuso de autoridade”.

O deputado federal Helder Salomão (PT), que votou favorável à matéria, disse para a Agência Congresso que “o projeto tem o objetivo de punir o abuso de autoridade nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Não é uma proposta direcionada a uma ou a outra instituição, é para punir aqueles agentes públicos que se acham acima da lei”.

Como a proposta já foi aprovada pelo Senado, agora segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Veja também

capa foto 28

Domingos Martins realiza primeira Olimpíada Martinense de Matemática e premia jovens talentos

CAPA_COLUNA_SOCIAL

Estudantes de Domingos Martins são premiados na Olimpíada Martinense de Matemática

Macro of mosquito (Aedes aegypti) sucking blood close up on the human skin. Mosquito is carrier of Malaria, Encephalitis, Dengue and Zika virus

Amanhã é o Dia D: Ministério da Saúde convoca a população para mobilização nacional contra a dengue neste sábado (14)

prisão freepik

Homem tenta escapar da polícia pelos telhados e acaba preso em chaminé nos EUA

calendario_eventos_2025

Setur apresenta o Calendário de Eventos 2025 com uma programação ainda mais diversificada

Selo Transparência 2[1]

Prefeitura de Marechal Floriano é certificada com ‘Selo Ouro’ em transparência

53543424679_1735f7c981_o

Incêndios florestais empobrecem a diversidade da Amazônia

IMG_20241205_092952_4-800x445

Estrada do Caracol vai ganhar pavimentação em Marechal Floriano