Magno Malta é novamente eleito Senador do Espírito Santo

Publicado em 02/10/2022 às 20:10

Compartilhe

Magno-Malta-e-novamente-eleito-Senador-do-Espirito-Santo

Texto: Evandro Albani / Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Em disputa acirrada, Magno Malta (PL) é novamente eleito Senador do Espírito Santo. Com 100% das urnas apuradas, Magno Malta teve com 821.189 votos (41,95% do total de votos válidos). Em segundo lugar, ficou a candidata Rose de Freitas (MDB), com 747.104 votos (38,17% do total de votos válidos).

Magno Malta, de 64 anos, irá ocupar a cadeira de Senador pelo Espírito Santo pela terceira vez, após já ter sido eleito em 2002 e 2010, ocupando o cargo de 2003 a 2018. Em 2018, Malta disputou a reeleição, tendo sido derrotado pelos atuais senadores Marcos do Val (PODEMOS) e Fabiano Contarato (PT).

Com a eleição, Magno Malta será, a partir de 2023, um dos três senadores do Espírito Santo, representando o Estado no Senado até 2030.

VEJA ABAIXO A VOTAÇÃO PARA O SENADO NO ESPÍRITO SANTO:

Fonte: TSE

Biografia:

Magno Pereira Malta (Macarani, 16 de outubro de 1957) é um pastor evangélico, fundamentalista religioso, cantor e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Foi senador pelo Espírito Santo de 2003 a 2018.

Ingressou na vida pública em 1993, quando foi eleito vereador, e posteriormente foi deputado estadual e federal. Foi membro do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do Partido Liberal (PL), onde foi eleito como senador, em 2002, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Partido Social Trabalhista, antes de se filiar ao PR. Ficou conhecido por ser presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre narcotráfico, enquanto deputado federal, e por presidir a Comissão da Pedofilia, no Senado Federal. Casou-se em 28 de março de 2013 com a cantora e deputada federal, Lauriete Rodrigues de Almeida, numa cerimônia privada, realizada em Guarapari, Espírito Santo. Nas eleições 2018, não conseguiu se reeleger como senador pelo seu estado, ficando em terceiro lugar na disputa.

O que faz um senador

É função do senador cuidar das leis, legislar. Seja propor que novas regras sejam criadas, adaptar as já existentes, seja sugerir que determinado regramento deixe de existir. É uma função correlata à dos deputados federais, pois Câmara e Senado atuam em sistema bicameral: o que uma Casa analisa e aprova, a outra também deve avaliar e aprovar ou não. Outra tarefa é fiscalizar as ações do Poder Executivo. Os parlamentares contam com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a aplicação de recursos do orçamento federal, aprovar o Orçamento da União e podem pedir informações por escrito a órgãos do governo.

Veja também

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

prefeitura-de-marechal-1

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir propostas para o orçamento de 2025

desenvolvimento-de-produtos

Governo abre novo edital para desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores

ciodes

Ciodes completa 20 anos de serviço à população do Espírito Santo

Fachada-Bandes

Empresas de Conceição do Castelo contam com crédito do Bandes para crescer