Magno Malta é novamente eleito Senador do Espírito Santo

Publicado em 02/10/2022 às 20:10

Compartilhe

Magno-Malta-e-novamente-eleito-Senador-do-Espirito-Santo

Texto: Evandro Albani / Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Em disputa acirrada, Magno Malta (PL) é novamente eleito Senador do Espírito Santo. Com 100% das urnas apuradas, Magno Malta teve com 821.189 votos (41,95% do total de votos válidos). Em segundo lugar, ficou a candidata Rose de Freitas (MDB), com 747.104 votos (38,17% do total de votos válidos).

Magno Malta, de 64 anos, irá ocupar a cadeira de Senador pelo Espírito Santo pela terceira vez, após já ter sido eleito em 2002 e 2010, ocupando o cargo de 2003 a 2018. Em 2018, Malta disputou a reeleição, tendo sido derrotado pelos atuais senadores Marcos do Val (PODEMOS) e Fabiano Contarato (PT).

Com a eleição, Magno Malta será, a partir de 2023, um dos três senadores do Espírito Santo, representando o Estado no Senado até 2030.

VEJA ABAIXO A VOTAÇÃO PARA O SENADO NO ESPÍRITO SANTO:

Fonte: TSE

Biografia:

Magno Pereira Malta (Macarani, 16 de outubro de 1957) é um pastor evangélico, fundamentalista religioso, cantor e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Foi senador pelo Espírito Santo de 2003 a 2018.

Ingressou na vida pública em 1993, quando foi eleito vereador, e posteriormente foi deputado estadual e federal. Foi membro do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do Partido Liberal (PL), onde foi eleito como senador, em 2002, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Partido Social Trabalhista, antes de se filiar ao PR. Ficou conhecido por ser presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre narcotráfico, enquanto deputado federal, e por presidir a Comissão da Pedofilia, no Senado Federal. Casou-se em 28 de março de 2013 com a cantora e deputada federal, Lauriete Rodrigues de Almeida, numa cerimônia privada, realizada em Guarapari, Espírito Santo. Nas eleições 2018, não conseguiu se reeleger como senador pelo seu estado, ficando em terceiro lugar na disputa.

O que faz um senador

É função do senador cuidar das leis, legislar. Seja propor que novas regras sejam criadas, adaptar as já existentes, seja sugerir que determinado regramento deixe de existir. É uma função correlata à dos deputados federais, pois Câmara e Senado atuam em sistema bicameral: o que uma Casa analisa e aprova, a outra também deve avaliar e aprovar ou não. Outra tarefa é fiscalizar as ações do Poder Executivo. Os parlamentares contam com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a aplicação de recursos do orçamento federal, aprovar o Orçamento da União e podem pedir informações por escrito a órgãos do governo.

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido