Macron destaca papel do Brasil na busca pela paz entre Rússia e Ucrânia

Publicado em 05/06/2025 às 13:54

Compartilhe

54568887094_8141e4e051_o

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante entrevista coletiva em Paris nesta quinta-feira (5), o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o Brasil tem um papel importante na busca por uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Ele reforçou que há um lado responsável pelo início da guerra.

“Existe um agressor, que é a Rússia, e um agredido, que é a Ucrânia. Todos desejamos a paz, mas não se pode tratar ambos como se fossem iguais”, declarou Macron.

O presidente francês também mencionou a proposta dos Estados Unidos de cessar-fogo, apresentada em março, e ressaltou que ela foi aceita pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas rejeitada pelo presidente russo, Vladimir Putin. “Ele iniciou a guerra e não quer cessar-fogo”, enfatizou.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o conflito e voltou a defender a necessidade urgente de reformar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para Lula, a guerra evidencia o enfraquecimento político da entidade.

“A posição do Brasil é clara desde o início: somos contra a ocupação territorial da Ucrânia pela Rússia e também contra a guerra. Junto com a China, o Brasil elaborou um documento com outros 13 países emergentes propondo a criação de um grupo de amigos para buscar uma saída negociada”, afirmou.

Lula reiterou que o país está disposto a contribuir com o processo de paz, desde que haja disposição dos dois lados para o diálogo. “Quando ambos estiverem dispostos a negociar a paz, o Brasil estará pronto para ajudar. Mas essa decisão precisa partir dos dois”, completou.

Para o presidente brasileiro, o atual cenário global reforça a ineficácia da ONU em lidar com conflitos armados. “Infelizmente, a ONU está politicamente enfraquecida e tem pouco poder de influenciar nas decisões relacionadas à guerra – não apenas esta, mas qualquer outra que ocorra no mundo”, concluiu.

Fonte: Paula Laboissière e Andreia Verdélio – Repórteres da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana