Lula se reúne com líderes globais nos EUA. Palestina é principal tema

Publicado em 22/09/2025 às 11:21

Compartilhe

3957737

Foto: Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes mundiais participam nesta segunda-feira (22) da Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Convocado por França e Arábia Saudita, o encontro começa às 15h (horário local) e busca ampliar o reconhecimento internacional do Estado da Palestina.

Na véspera, os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer; do Canadá, Mark Carney; e da Austrália, Anthony Albanese, anunciaram formalmente esse reconhecimento. Em comunicados divulgados nas redes sociais, os líderes condenaram as ações de Israel em Gaza, que já deixaram dezenas de milhares de mortos, e responsabilizaram o Hamas pelo ataque de outubro de 2023 em Israel.

Lula desembarcou em Nova York neste domingo (21), acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por integrantes da comitiva presidencial, para participar também da 80ª Assembleia Geral da ONU. Como tradição desde 1955, o Brasil abrirá o debate geral na terça-feira (23). O discurso de Lula será o primeiro de um chefe de Estado, após as falas do secretário-geral António Guterres e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock.

Além da questão palestina, Lula terá uma agenda voltada à democracia e ao clima. Na quarta-feira (24), participa do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, ao lado dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. A iniciativa reúne cerca de 30 países e busca fortalecer a cooperação internacional contra a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento institucional.

Ainda no dia 24, o Brasil copresidirá, junto ao secretário-geral da ONU, um encontro sobre crise climática, que deve incluir a apresentação de novas metas de redução de emissões (NDCs). Lula também participa do lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, previsto para ocorrer em Belém, e de uma reunião organizada pelo Centro Global de Adaptação sobre mecanismos de adaptação às mudanças climáticas.

Fonte: Paula Laboissière / Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral