Lula presta homenagem ao papa Francisco no Vaticano

Publicado em 25/04/2025 às 16:06

Compartilhe

54475884890_a8d23651e0_o

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (25) de uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em homenagem ao papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21), aos 88 anos.

Nas redes sociais, Lula expressou sua reverência ao pontífice: “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós.”

Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente esteve ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff; do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; do presidente do Senado, Davi Alcolumbre; do presidente da Câmara, Hugo Motta; além de ministros de Estado e parlamentares que integram a comitiva oficial brasileira.

“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, escreveu o presidente.

A delegação brasileira desembarcou em Roma nesta sexta-feira para acompanhar o funeral do papa Francisco, agendado para este sábado (26).

O pontífice, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Seu histórico clínico incluía insuficiência respiratória aguda, pneumonia bilateral, bronquiectasias, hipertensão e diabetes tipo 2.

Em reconhecimento ao legado do papa, Lula decretou luto oficial de sete dias. Em nota, destacou o papel de Francisco na promoção da paz, do amor, da justiça social e no combate à intolerância e às desigualdades.

Último adeus

Esta sexta-feira marcou o fim do velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, que reuniu mais de 128 mil fiéis ao longo de três dias. O rito de fechamento do caixão acontece às 20h (horário local; 15h em Brasília), com a presença de cardeais e autoridades da Santa Sé.

A missa de corpo presente será celebrada neste sábado, às 10h (5h em Brasília), e dará início ao Novemdiales — tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.

Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora dos muros do Vaticano, local escolhido por Francisco para seu sepultamento. O papa costumava rezar no santuário antes e após cada viagem apostólica.

Concluídos os ritos fúnebres, o Vaticano iniciará o conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral