Lula elogia envio de acordo Mercosul-UE ao Parlamento Europeu

Publicado em 05/09/2025 às 14:18

Compartilhe

54016761251_c567e86eaf_o

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou, nesta sexta-feira (5), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pelo envio do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) para votação no Parlamento Europeu. Os dois conversaram por telefone durante cerca de 20 minutos sobre as relações entre o Brasil e o bloco.
No comando temporário do Mercosul, o Brasil pretende assinar o tratado até o fim do ano, durante a Cúpula de Líderes em território nacional. Lula afirmou que o avanço representa “mais um passo importante para sua assinatura”.
De acordo com o Palácio do Planalto, o acordo criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas, equivalente a 26% do PIB global. O comunicado destacou ainda que Lula e von der Leyen reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e a construção de uma ordem internacional mais justa e pacífica.
Desafios na aprovação
Concluído em dezembro após 25 anos de negociações, o acordo precisa da chancela do Parlamento Europeu e do apoio de 15 dos 27 países da UE, representando 65% da população do bloco.
A França lidera a resistência, alegando que o texto não atende às exigências ambientais ligadas à produção agrícola e industrial. Lula rebateu as críticas, classificando a posição francesa como protecionismo. Agricultores europeus também têm protestado, temendo a entrada de commodities sul-americanas mais baratas, especialmente carne bovina. A Comissão Europeia rejeita a acusação.
Interesses estratégicos
Já países como Alemanha e Espanha defendem a implementação do acordo, que poderia compensar perdas comerciais com os Estados Unidos e reduzir a dependência da China em insumos estratégicos, como o lítio para baterias.
O tratado também abriria espaço para produtos agrícolas europeus, como queijos, presuntos e vinhos, com tarifas reduzidas no mercado sul-americano.
Na conversa, Lula reforçou que eventuais salvaguardas adotadas pela UE devem respeitar o espírito do texto acordado.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social