Lula defende fortalecimento do Brics diante de tarifaço dos EUA

Publicado em 08/09/2025 às 13:40

Compartilhe

_mg_6883

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os líderes do Brics se reuniram virtualmente nesta segunda-feira (8) para discutir estratégias de ampliação do comércio entre os países do bloco. O encontro foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou a necessidade de coordenação multilateral diante do aumento de tarifas comerciais pelos Estados Unidos.

“Nosso comércio e integração financeira oferecem alternativa segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, afirmou Lula, destacando que o Brics reúne 40% do PIB mundial, quase metade da população global e condições de liderar uma “industrialização verde” voltada ao emprego e à inovação.

O presidente brasileiro criticou o que chamou de “chantagem tarifária” dos EUA e defendeu união do bloco na próxima Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2026, no Camarões. Ele também apontou paralisia da OMC e cobrou reforma de organismos internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU.

Durante a cúpula, o presidente da China, Xi Jinping, apresentou a Iniciativa de Governança Global (IGG), proposta de nova ordem internacional. Outros líderes também abordaram riscos das medidas unilaterais, a necessidade de cooperação comercial e a preparação para a Assembleia Geral da ONU, neste mês, em Nova York.

Lula aproveitou para convidar os chefes de Estado à COP30, em Belém, em 2025, e sugeriu a criação de um Conselho de Mudança do Clima da ONU. Ele ainda criticou intervenções militares externas, citando a presença de navios dos EUA no Caribe, e defendeu que a América Latina permaneça como zona de paz.

O encontro contou com a participação de representantes de China, Rússia, Índia, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Andreia Verdélio – repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana