Luciana Andrade é reconduzida para a Procuradoria-Geral de Justiça

Publicado em 19/02/2022 às 11:06

Compartilhe

Luciana-Andrade-e-deconduzida-mpes

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, foi nomeada nesta sexta-feira (18) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, para mais uma gestão à frente da Procuradoria-Geral de Justiça no biênio 2022/2024. O governador recebeu a visita institucional de Luciana Andrade e de membros do MPES no Palácio Anchieta após a eleição e assinou o decreto de nomeação.

Com 221 votos na eleição realizada nesta sexta-feira, na instituição, Luciana Andrade é a terceira mulher a ocupar o cargo de procuradora-geral de Justiça. A posse para a nova gestão será no dia 2 de maio. Candidata única no pleito deste ano, a então promotora de Justiça foi a mais votada na eleição de 2020 para formação da lista tríplice para o cargo. Naquela ocasião, ela obteve 168 votos e foi nomeada pelo governador Renato Casagrande.

Veja as fotos da visita.

“A doutora Luciana já mostrou o trabalho sério, competente, equilibrado que fez nesses dois anos à frente do MPES e assinei agora sua recondução. Que você possa continuar com esse mesmo perfil de seriedade nos próximos dois anos no Ministério Público Estadual. Parabéns”, disse o governador.

A procuradora-geral de Justiça agradeceu ao governador, às membras e membros do MPES pela escolha e ressaltou o compromisso de continuar trabalhando em favor da coletividade. “Estou muito feliz e muito grata pela confiança dos colegas da carreira ministerial e também do governador do Estado do Espírito Santo, na certeza de que o Ministério Público Estadual, o Poder Executivo, bem como as demais instituições republicanas do nosso Estado, trabalharão sempre com muito afinco pela sociedade capixaba”, ressaltou Luciana Andrade.

Participaram da visita institucional ao governador a presidente da Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça e decana do MPES, Catarina Cecin Gazele; a subprocuradora–geral de Justiça Administrativa, Elda Márcia Moraes Spedo (ambas ex-procuradoras-gerais de Justiça); o secretário-geral do Gabinete da PGJ, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; e o chefe de Apoio ao Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Danilo Raposo Lírio.

Currículo 
Luciana Gomes Ferreira de Andrade é natural de Taubaté, São Paulo. Ingressou no Ministério Público do Estado do Espírito Santo em março de 2003, como promotora de Justiça Substituta na Promotoria de Justiça de Vila Velha. Depois atuou em diversas comarcas do interior do Estado: Barra de São Francisco, Linhares, Aracruz, Montanha, Mucurici, Rio Bananal, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vitória, Serra e Viana.  

Em 2011, foi promovida, por merecimento, para atuar na entrância especial. Trabalhou em diferentes áreas de atuação do Ministério Público, como criminal, cível e infância e juventude, com destaque na área das execuções penais. Atualmente é titular na matéria de execução penal na Promotoria de Justiça Criminal de Viana.  

Integrou o Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep) do MPES, desde a criação, em 2006, e coordenou o grupo de 16 janeiro a 2 de maio de 2012. Deixou a coordenação do Getep para atuar na função de secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça de 2012 a 2020, nas gestões dos então procuradores-gerais de Justiça Eder Pontes da Silva e Elda Márcia Moraes Spedo.

Como secretária-geral foi responsável também pela supervisão das assessorias de Controle Interno, Legislativa e Gestão Estratégica do MPES, em que foi responsável pelo realinhamento do planejamento estratégico da instituição, além da implantação do Programa de Padronização da Rotina Administrativa (Propad) em todo Estado. 

Em março de 2020, foi a candidata mais votada para a Procuradoria-Geral de Justiça, sendo nomeada para o cargo pelo governador Renato Casagrande em 25 de março. No dia 4 de maio de 2020, tomou posse como procuradora-geral de Justiça para o biênio 2020-2022. 

Fotos: ASCM/MPES e Helio Filho/Secom

Veja também

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju

Avenida-movimentada-de-Marechal-Floriano-tera-redutores-de-velocidade-1

Avenida movimentada de Marechal Floriano terá redutores de velocidade

Alerta-para-possiveis-impactos-do-frio-e-da-geada-na-agricultura-brasileira

Alerta para possíveis impactos do frio e da geada na agricultura brasileira

Espirito-Santo-esta-em-alerta-vermelho-para-frio-intenso-e-geada-ate-sabado-1

Espírito Santo está em alerta vermelho para frio intenso e geada até sábado

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba