GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho suíno assado, fatiado e entremeado com presunto e queijo

Publicado em 07/03/2023 às 14:44

Compartilhe

padrão-gastronomia

Esta foi a iguaria que levei para nossa ceia de Natal, neste ano reunidos no apartamento de minha filha. Minha tradição é sempre preparar um “bacalhau espiritual”, mas desta vez resolvi inovar, e um corte suíno sempre é bem-vindo, certo?

12 pessoas iriam participar da confraternização, então comprei 2 peças de lombinho congelado, cada uma com 1,2 kg, aproximadamente. Deixei-as descongelando na geladeira durante umas 48 horas.

Já descongeladas coloquei-as numa travessa e temperei-as com sal, pimenta do reino, lemon pepper, pasta caseira de alho e cebola, molho teriyaki e suco de 2 limões.. Fiz algumas perfurações com uma faca de ponta fina para que o tempero fosse bem absorvido pela carne de porco. Passei cada lombinho para um saco de celofane próprio para assar, junto com metade da marinada, fechei-os bem e levei-os para a geladeira, deixando-os ali por 24 horas.

No sábado de Natal, pela manhã, tirei os pacotes da geladeira e coloquei os lombinhos numa assadeira de vidro ainda dentro dos sacos para assar, junto com a marinada e coloquei-os no forno pré-aquecido a 200°, onde ficaram por 2 horas. Após esse tempo, tirei-os dos sacos de celofane, deitei-os na assadeira, reguei com o caldo formado e deixei-os ainda no forno ligado por mais meia hora, para dourarem.

Na sequência retirei-os do forno para esfriar. Quando ficou morno, fatiei cada um deles e, entre cada duas fatias, coloquei uma de queijo muçarela e uma de presunto cozido. Feito isso os cobri e reservei. Com parte do caldo que se formou durante a cocção preparei um molho, adicionando o suco coado de 4 laranjas peras e molho shoyu, servido separadamente de modo a que cada participante utilizasse a seu gosto.

Uma hora antes de servir acendi o forno novamente e coloquei a assadeira para aquecer a carne e o presunto, assim como para derreter o queijo. Os acompanhamentos foram arroz colorido e creme de milho. Modéstia à parte tudo estava delicioso, todo mundo adorou!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno