Locomotivas tiram vagões abandonados em Cariacica e conduzem para Cachoeiro do Itapemirim
Publicado em 17/07/2018 às 11:00


Após o abastecimento com óleo diesel – quatro mil litros – duas locomotivas que pernoitaram nesta segunda-feira (16) no desvio de manobras da ferrovia, em Marechal Floriano, procedentes de Cachoeiro do Itapemirim, continuarão a viagem até a estação de Itacibá, em Cariacica nesta terça-feira (17).
O motivo é semelhante ao que vem acontecendo na estação do Bairro de Paul, Vila Velha: os moradores de Itacibá reclamam que os vagões foram abandonados pela ferrovia após a paralisação dos serviços e, na atualidade são esconderijos e locais de ações dos traficantes da região. Os vagões serão removidos ainda hoje e deverão seguir amanhã para depósitos de Cachoeiro do Itapemirim.
Moradores de Marechal Floriano que ainda sonham com o retorno dos trens de passageiros, turismo e cargas, afirmam que a cada ano que passa, o abandono pelas empresas ferroviárias consome gradativamente com a qualidade da estrada deste sistema de transporte.
O servidor público Rildo Renato, comenta que a linha não poderia ter sido abandonada como foi, já que os dormentes de madeira apodrecem e os trilhos se desprendem. “Provavelmente este processo de deterioração está se desenvolvendo e a condição deixa mais longe do retorno que gostaríamos que acontecesse”.
O ferroviário aposentado Jair Borgo, comenta que caso o transporte pesado de madeiras fosse realizado pela ferrovia, como antigamente, a pista da BR-262 não seria tão agredida por carretas como ocorre hoje. “Consertam os buracos da rodovia e uma semana após eles retornam devido o peso das carretas”, disse.