Livro sobre as reservas ambientais do Espírito Santo será lançado em Domingos Martins nesta sexta-feira (10)

Publicado em 09/06/2022 às 18:08

Compartilhe

Livro Reservas Ambientais 2

Texto: Edézio Peterle / Fotos: Divulgação

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (10), haverá o lançamento do livro “Cultura e Natureza – RPPN do Espírito Santo”, às 8 horas da manhã, na Biblioteca Municipal de Domingos Martins, prédio anexo ao antigo Hotel Imperador, no centro da cidade. Com imagens do fotógrafo Silvestre Silva, a obra traz informações sobre 35 RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e aspectos histórico-culturais do Estado.

As RPPNs são unidades de conservação privada onde o proprietário, voluntariamente, decide proteger uma determinada área em caráter perpétuo. A obra, lançada pela editora Bela Vista Cultural, em parceria com a Associação Capixaba do Patrimônio Natural (ACPN), é o resultado prático de uma expedição realizada em 2021 pela equipe da editora e da ACPN, com a participação do fotógrafo Silvestre Silva, com vasta experiência na área de botânica, que visitou 19 municípios capixabas, registrando imagens inéditas e colhendo informações sobre as RPPNs incluídas na obra.

Além de trazer informações, fatos curiosos, histórias de vida e dados sobre a fauna e a flora presentes nestas reservas, o livro também aborda o contexto em que foram criadas e as características humanas, históricas e culturais dos municípios e diferentes regiões capixabas onde estão presentes.

Uma das histórias contadas no livro é da RPPN professor Luiz Mill, nome do pai de Luiz Mill, dono da propriedade. “Quando foi inviabilizado o loteamento da área, pensei em criar uma unidade de conservação ambiental, nesta área remanescente do Vivendas do Imperador. Meu pai sempre foi um preservador da natureza, ele catava sementes nas matas, fazia as mudas e distribuía para os vizinhos e visitantes. Nenhum visitante saía do nosso Sítio Vovó Suzana, em Rio Fundo, em Marechal Floriano, sem levar mudas prontas para o replantio”, contou Luiz.

A história de Luiz Mill é um exemplo em que toda a família está envolvida na causa da preservação ambiental. “Acabei de plantar mais 6.000 árvores, lá no Rio Fundo, e a nova floresta que cresce viçosa. Muito importante a motivação dos nossos jovens, para a preservação ambiental. Sinto-me muito honrado em fazer parte do grupo de RPPNistas do nosso Estado”, revelou Mill.

Assim como o trabalho de Luiz Mill e de sua família, a obra que será lançada nesta sexta-feira (10), traz mais de 30 exemplos dessas iniciativas em propriedades particulares. A publicação também teve o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura que financiou a impressão do livro, bem como outras entidades apoiadoras.

Veja também

Grávida no hospital

Atendimento a gestantes é suspenso no hospital de Domingos Martins

Exposicao-de-fotografias-de-passaros-vai-ate-neste-sabado-25-em-Domingos-Martins-1

Exposição de fotografias de pássaros vai até neste sábado (25) em Domingos Martins

Inhame-capixaba-e-cultivado-no-Cerrado-Mineiro-e-apresenta-bons-resultados

Inhame capixaba é cultivado no Cerrado Mineiro e apresenta bons resultados

Obras-da-Escola-Mauro-Jose-Christo-sao-retomadas-em-Marechal-Floriano-1

Obras da Escola Mauro José Christo são retomadas em Marechal Floriano

Projeto-de-educacao-ambiental-e-iniciado-em-escolas-de-Marechal-Floriano-1

Projeto de educação ambiental é iniciado em escolas de Marechal Floriano

Marechal-Floriano-sera-palco-das-quartas-de-final-da-Copa-Sesport-de-Futebol-Amador

Marechal Floriano será palco das quartas de final da Copa Sesport de Futebol Amador

Aquecimento-global-causa-onda-recorde-de-calor-em-Espanha-e-Portugal

Aquecimento global causa onda recorde de calor em Espanha e Portugal

Menina-que-teve-aborto-negado-realiza-procedimento-em-hospital-de-SC

Menina que teve aborto negado realiza procedimento em hospital de SC