Livro que conta a história do distrito de Santa Maria será lançado em abril

Publicado em 06/04/2024 às 15:14

Compartilhe

Rogerio-1

Texto: Julio Huber / Foto: Petra Klippel

O livro “Santa Maria: Memórias de um povo unido pela fé”, de Rogério Brambilla, será lançado no dia 13 de abril, no Salão Comunitário de Santa Maria, em Marechal Floriano. O autor faleceu precocemente, em maio do ano passado, após finalizar os últimos capítulos da obra

As páginas contam a história da comunidade de Santa Maria, desde a sua fundação, até os dias atuais. A obra reúne fotos, depoimentos, registros históricos, entre outras informações que retratam a luta e as vitórias conquistadas pelos primeiros colonizadores que chegaram à localidade, em 1879. Os capítulos falam dos costumes, da religiosidade, da educação, da saúde, das festas, da cultura, desde os primeiros tempos até o ano de 2023.

Após o falecimento de Rogério Brambilla, a jornalista Ana Paula Mill – prima dele e que já vinha fazendo a revisão do texto – não deixou o sonho do autor cair no esquecimento e seguiu com projeto de organização da obra, pois os capítulos já estavam escritos.

“Foram muitos anos de pesquisa do Rogério. Muito esforço e muita coragem dele. Eu já vinha acompanhando de perto todo o trabalho que ele teve para escrever esse livro e ajudava na revisão. É um acervo grande, rico, que conta a nossa história e de nossos antepassados. Não poderia deixar que tudo isso se perdesse”, lembra a jornalista.

Com a colaboração da comunidade de Santa Maria, pessoas, empresas e instituições, os recursos foram chegando para custear a impressão do livro. “Santa Maria de Marechal: Memórias de um povo unido pela fé” tem o selo da Editora Pragmatha. A obra será lançada durante um evento que será realizado na comunidade onde ele sempre contribuiu com seu trabalho voluntário.

“O resultado desse trabalho é um legado para Santa Maria, para o município de Marechal Floriano e para todo o nosso Estado. Era o grande sonho do Rogério, que se tornou realidade com a união de familiares, amigos e toda a comunidade”, ressalta Ana Paula Mill. No dia do lançamento do livro haverá apresentações culturais, momento de autógrafos e show com a dupla Tiago e Rodolfo. Ainda não foram definidos o valor do livre o onde serão vendidos após o lançamento.

Veja também

mundo-13-06-ft-reproducao-internet

Ferida no Líbano diz ter deixado o Brasil após agressão do marido

politica-13-06-Alex-Ferreira-Camara-dos-Deputados

PL que iguala aborto a homicídio tem 78% de rejeição no site da Câmara

policia-13-06-ft-policia-civi-MF-roubo-casal

Casal detido em Marechal Floriano disse que anjo os orientou a praticar furtos em residências

saude-13-06-ft-sesa

Hospital Estadual Central recebe placa comemorativa do selo Diamond pela excelência no tratamento do AVC 

politica-13-06-Helio-Filho-Secom

Armazéns do Porto de Vitória ganham projeto de requalificação

esporte-13-06-ft-gov-es-selecao-capixaba-handebol

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete

cultura-13-06-ft-gov-es

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

saude-13-06-ft-Criar-Comunicacao-Integrada-medico

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM