Lavradora de Domingos Martins transforma bullying sofrido por sua filha em inspiração para escrever livro

Publicado em 25/11/2021 às 09:29

Compartilhe

Lavradora-de-Domingos-Martins-transforma-bullying-sofrido-por-sua-filha-em-inspiracao-para-escrever-livro-2

Texto: Juliano Rangel / Fotos: Divulgação

Imagine transformar alguns atos de preconceito e bullying em inspiração para dar vida a um livro? Pois essa foi a iniciativa da lavradora e escritora de Domingos Martins, Fransuelen Amorim, que amanhã (26), a partir das 19 horas, estará promovendo o lançamento do livro “A Floresta Maluca”, na Livraria Saraiva, localizada no Shopping Vitória, na capital do Estado.

Voltado para o público infantojuvenil e tendo animais que buscam se aceitar como personagens da história, o livro foi uma forma que a autora encontrou para ajudar a sua própria filha, Julya Victória, a enfrentar alguns episódios de preconceito contra as suas vestimentas e o seu cabelo, que vinham sendo promovidos no ambiente escolar.

“Todas as segundas-feiras eram dedicadas a leitura de livro na escola da minha filha e toda semana ela retornava para casa com publicações tradicionais como a “Branca de Neve”, “A Bela Adormecida”, entre outros títulos. Eu sempre acompanhei os passos da minha filha na escola e devido a ela ter se fechado e estar sofrendo bullying por conta das suas vestimentas e do seu cabelo, que eram alvo de criticas e brincadeiras maldosas, tive a ideia de criar essa publicação”, conta a escritora.

Mas a vontade Fransuelen não ficou só na produção textual do livro, ela resolveu dar vida ao livro com ilustrações que, por exemplo, podem ser vistas na capa da obra. “Eu sou lavradora e há sete anos trabalho na roça com meu marido e sempre gostei de ler e desenhar. Esse livro eu o escrevi e o desenhei em uma madrugada para minha filha já levá-lo para escola”, recorda a autora.

“Vi um brilho no olhar da minha filha”

A escritora relembra a reação da filha ao ver a obra que ela havia produzido. “A reação da Julya ao folhear o livro pela primeira vez foi a melhor possível. Sabe quando você olha para uma criança e vê um brilho no olhar? Eu vi isso nos olhos da minha filha quando li a história que é contada no livro. Lembro que ela disse ‘Mãe, eu amei o livro’”, enfatizou Fransuelen.

Ela também reforça que histórias como a da Jylia são importantes para mostrar que os pais sempre devem estar acompanhando a vida de seus filhos. “O recado que eu deixo é mais uma dica para os pais. ‘Observe seu filho, sente com ele e converse’. Existem muitas crianças que não conversam, mas o corpo ‘fala’, porque elas não conseguem expressar a dor que podem estar sentindo”, frisa a autora.

Parte dois e novas obras

Fransuelen já adianta que “A Floresta Maluca” já tem a sua continuação escrita, com os personagens vivendo uma nova fase e se aceitando. Ela também conta um desejo para o futuro. “A continuação deste livro já está pronta, com os personagens já estando maiores e aceitando suas formas. No futuro, eu também penso em produzir uma autobiografia”, adiantou a escritora.   

Por fim, Fransuelen deixa um recado para crianças e adultos. “O recado que eu quero deixar para crianças e adultos é que vocês devem se aceitar do jeito que vocês são. Deus não nos fez perfeitos e temos que ser feliz com as nossas curvas, nossos cabelos, porque Deus ama o que temos por dentro”, encerrou a autora.

Onde encontrar o livro?

A autora destaca que o livro por ser adquirindo nas principais livrarias do país e nos sites da Magazine Luiza, Amazon, Livraria da Travessa e Livraria Atlântico.

  • Serviço
  • Lançamento do livro “A Floresta Maluca”, da editora Chiado Books
  • Autora: Fransuelen Amorim
  • Data: 26 de novembro
  • Horário: 19 horas às 21h30
  • Local: Livraria Saraiva, no Shopping Vitória, em Vitória

Veja também

© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados

Medalhistas prestigiam Festival Paralímpico, que ocorre neste sábado

© Leonardo Moreira/FEC/Direitos Reservados

Fortaleza se classifica para sua primeira Libertadores

© Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

Vice-campeão Flamengo empata com rebaixado Sport em Recife

© José Tramontina/athletico.com.br/Direitos Reservados

Athletico-PR derrota Cuiabá na Arena da Baixada e se afasta do Z4

107879

Comissão da Câmara faz audiência na quarta sobre piso para enfermagem

© 28/10/2021_Fernando Frazão/Agência Brasil

Covid-19: estado do Rio está com risco muito baixo pela segunda semana

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 615,4 mil óbitos

© Carol Morelli/Arquivo Pessoal

Quarteto feminino bate recorde mundial de natação master