GASTRONOMIA

Gastronomia

Lasanha de cogumelos e espinafre

Publicado em 27/12/2021 às 16:01

Compartilhe

padrão-gastronomia

Aqui, no município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, há alguns produtores de cogumelos Paris. É possível adquiri-los diretamente no local da produção, ou seja, fresquíssimos! 

Várias são as possibilidades de prepará-los: recheados com ricota e nozes (aqueles grandões…), estrogonofe, saladas, sopas e muito mais!

Eu resolvi fazer uma lasanha e, para dar um “toque” a mais de sabor, elaborei o molho branco, imprescindível, agregando espinafre a ele: todos que a experimentaram acharam que foi uma boa idéia!

Então, na véspera, preparei um molho de tomates usando 12 unidades do tipo italiano, sem pele e sem sementes. Refoguei-os em azeite com uma colher de sopa de pasta caseira de cebola e alho (bato no liquidificador 300 g de alho, 300 g de cebola branca descascados e azeite – não adiciono sal – e guardo num vidro grande na geladeira), adicionei uma colher de sobremesa de sal, uma de lemon pepper e 2 copos de água, deixando-os cozinhando, mexendo de vez em quando, até dissolvê-los e ficar espesso. Quando ficou pronto guardei na geladeira.

Em seguida passei um pano em cada um dos 500 g de cogumelos Paris frescos, fatiei-os e também os refoguei em azeite e uma colher de sobremesa da mesma pasta caseira de cebola e alho citada anteriormente, mais uma colher de chá bem cheia de sal. Reservei na geladeira, inclusive o caldo formado.

No dia seguinte refoguei, da mesma forma, as folhas de 2 maços de espinafre. Confeccionei o molho branco em outra panela: fritei, em 2 colheres bem cheias de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo bem para não formar grumos e até o sabor do trigo desaparecer, sem deixar a mistura escurescer. Adicionei 1 litro de leite integral e o conteúdo de um potinho de creme de ricota, ralei um pouco de noz moscada e corrigi o sal (a manteiga já tem sal…). Deixei cozinhando até espessar e, então, coloquei junto o espinafre refogado. Processei a mistura até ficar bem homogênea.

Fritei, ainda, em uma frigideira, 250 g de bacon fatiado e cortado em tiras, e reservei.

Iniciei a montagem da lasanha: forrei o fundo de uma assadeira de vidro (ou cerâmica) com uma camada do molho de tomates e cogumelos, por cima coloquei algumas fatias de massa para lasanha (aquela que vai direto ao forno!), cobri com o creme de espinafre, sobre ele fatias de queijo mussarela, novamente massa de lasanha, mais uma de molho de tomates e cogumelo, espalhei o bacon sobre esta, depois repeti a sequência até que a última camada foi com creme de espinafre. 

Salpiquei bastante queijo parmesão ralado e coloquei no forno pré-aquecido a 200° C, deixando por 20 minutos até gratinar. Ficou muito saborosa, quem provou aprovou! Buon appetito!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno