Justiça derruba liminar e leilão de compra do arroz está mantido

Publicado em 06/06/2024 às 10:08

Compartilhe

Raw Jasmine rice in wooden bowl  and spoon with grain and seed

Foto: Freepik

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul reverteu a decisão que suspendia o leilão de até 300 mil toneladas de arroz importado pelo governo federal, marcado para esta quinta-feira pela Conab. O desembargador federal Fernando Quadros da Silva, em decisão liminar nesta manhã, afirmou que a suspensão do leilão traria uma “grave lesão à ordem público-administrativa”.

A suspensão inicial do leilão ocorreu na noite de quarta-feira, após uma decisão liminar do juiz federal substituto Bruno Risch Fagundes de Oliveira. Ele argumentou que era prematuro agendar o leilão para esta semana, pois não havia comprovação de que as enchentes no Rio Grande do Sul impactariam negativamente o mercado nacional de arroz.

O objetivo do governo federal ao realizar o leilão é conter a alta dos preços do arroz, evitando pressão adicional sobre a inflação.

Na decisão desta quinta, o desembargador Fernando Quadros da Silva destacou que os argumentos do governo para o leilão são válidos e juridicamente adequados à situação excepcional enfrentada pelo Rio Grande do Sul, responsável por 71% da produção nacional de arroz.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, já havia anunciado na noite de quarta-feira que o governo federal recorreria da decisão, argumentando que a liminar prejudicaria gravemente a ordem econômica e administrativa do país.

O desembargador também ressaltou a dificuldade de fazer uma estimativa precisa dos danos causados às plantações de arroz no Sul, afirmando que tais prejuízos afetam diversos setores, incluindo a agricultura e o transporte do produto.

Antes das chuvas no Rio Grande do Sul, os preços do arroz estavam começando a cair nos supermercados, após sete meses consecutivos de alta. Até abril deste ano, o cereal havia registrado um aumento de 7,21%, conforme dados da pesquisa mensal de inflação do IBGE.

O governo autorizou a importação de até um milhão de toneladas de arroz por meio de medidas provisórias e portarias publicadas em maio, com um custo estimado de R$ 7,2 bilhões. O preço final de venda do produto foi estabelecido em R$ 4,00 por quilo, com a Conab responsável por determinar o limite máximo de venda por comprador e por consumidor.

Fonte: Portal IG

Veja também

festcine

​Festival de cinema de Pedra Azul tem mais de 1,5 mil inscrições de 98 países

maus tratos a cachorro

PCES conclui investigação sobre crime de maus-tratos a cachorro esfaqueado na Serra e indiciará suspeito

policia recebe viaturas blindadas

Polícia Militar recebe 22 novas viaturas blindadas

ministerio da saude

Ministério da Saúde viabiliza tratamento inovador no SUS para crianças com AME. Pela primeira vez, será ofertada uma terapia gênica na rede pública

sesa coren es

Sesa marca presença no II Congresso Capixaba de Urgência e Emergência promovido pelo Coren-ES

dia mundial da agua

Governo do Estado anuncia novos investimentos em alusão ao dia Mundial da Água

reforma e ampliação de ginasio

Ginásio Jones dos Santos Neves (DED) passará por obras de reforma e ampliação

cafe conilon

Ricardo Ferraço participa da assembleia da maior cooperativa de café conilon do Brasil