Jovens atletas das montanhas capixabas brilham na Copa do Brasil de Taekwondo e conquistam sete medalhas

Publicado em 01/12/2025 às 08:28

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-12-01 à(s) 04.52.31_de15faa1

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

A Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2025 reuniu atletas de taekwondo de diversas regiões do país entre os dias 19 e 23 de novembro, em Canoas (RS). A competição, uma das mais relevantes do calendário nacional, contou com a participação de capixabas que se destacaram tanto nas categorias de luta quanto nas apresentações de poomsae.

Ao longo dos cinco dias de disputas, jovens, adultos e atletas masters do Espírito Santo mostraram evolução técnica e competitividade. O desempenho conjunto rendeu ao estado várias medalhas, um avanço da modalidade em diferentes faixas etárias e categorias. O evento também reforçou a presença de novos talentos que vêm se destacando em competições nacionais.

Entre eles, seis atletas de Domingos Martins se sobressaíram ao conquistar as principais medalhas do estado na competição. Juntos, eles somaram três ouros e quatro bronzes, um ótimo momento da modalidade no município.

O primeiro grande destaque foi Pedro Paulo Francelino, que brilhou em duas frentes: conquistou o ouro no poomsae sub-65 e ainda garantiu o bronze nas lutas, sendo um dos atletas mais completos da delegação. Na sequência, Lucas Alberto Siqueira Lutzke confirmou sua ascensão ao vencer o Sub-21 até 74 kg, em uma estreia marcante na nova categoria.

Também entre as conquistas de ouro, Lavinia Nunes Zambom subiu ao lugar mais alto do pódio no infantil feminino até 30 kg, reforçando o bom desempenho das categorias de base. O grupo de medalhas ainda contou com ótimas performances femininas no adulto: Viviane Rodrigues da Costa conquistou o bronze acima de 67 kg, enquanto Larissa Nunes de Brito Zambom assegurou o bronze até 67 kg.

Completando a campanha, Gabriel Marques Mendes Ribeiro levou o bronze no poomsae em duplas, garantindo a sétima medalha capixaba na competição. O Grão-Mestre Pedro Paulo Francelino, responsável pela equipe, falou sobre o resultado positivo e o comprometimento dos atletas. “Fechamos nossa participação na Copa do Brasil 2025 com muito orgulho, trabalho, dedicação e comprometimento com o esporte que praticamos”, destacou.

Entre os medalhistas, o jovem Lucas Alberto comentou sobre a preparação intensa para o torneio. “A preparação foi mais intensa e o estilo de luta passou a ser mais agressivo, se comparado com as lutas passadas”, destacou.

Ele também contou que, apesar da rotina pesada de treinos, a disputa foi a parte mais leve do processo. “O campeonato em si foi a parte mais tranquila de todo o trajeto para chegar até o lugar mais alto do pódio, mas sempre tive o apoio da minha mãe e do meu mestre”, afirmou.

A estreia no Sub-21 deu à vitória um significado especial. “A conquista me colocou entre os melhores do país e impactou bastante na minha vida. Além disso, abriu a oportunidade de disputar o Grand Slam 2026”, explicou Lucas, que agora volta o foco totalmente para o novo desafio.

Além dos seis atletas que lideraram o quadro capixaba, outros competidores do Espírito Santo também conquistaram pódios na Copa do Brasil. Entre eles estão Luis Antoni, campeão no Master 3 até 74 kg; Donato de Souza Alencar, prata no Master 4 até 63 kg; Antônio José Barbosa de Oliveira, prata no Master 5 até 80 kg; e Leni Cardoso Coelho Junior, campeão no Master 5 acima de 80 kg. O estado ainda figurou no Master 7 até 68 kg com o bronze de Pedro Paulo Francelino atuando em outra categoria.

Os resultados, somados, reforçam o crescimento do taekwondo capixaba, com atletas jovens, adultos e masters conquistando espaço nas competições nacionais e elevando o nível da modalidade no estado.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo