Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) começam nesta segunda-feira (08)

Publicado em 08/05/2023 às 13:28

Compartilhe

jogos-escolares

Está chegando a hora! Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), maior competição estudantil do Espírito Santo e que é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), terão regionais com sede em Conceição do Castelo e Guaçuí abrem a competição.

início nesta segunda-feira (08), com as disputas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nas regionais dos municípios de Conceição do Castelo e Guaçuí.

Na Regional I, sediada em Conceição do Castelo, vão participar estudantes de Afonso Cláudio, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, além do município anfitrião. A solenidade de abertura acontece às 17 horas.

Já na Regional II, em Guaçuí, estarão presentes alunos de Alegre, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Irupi, Iúna e São José do Calçado, mais o município-sede. A abertura será realizada às 13 horas. As tabelas das duas regionais podem ser conferidas aqui.

Nos Jogos Escolares do Espírito Santo, o JEES, os estudantes são separados em categorias infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). Na disputa infantil, as equipes representam as respectivas unidades de ensino, enquanto no juvenil são formadas seleções municipais. Os campeões regionais seguem para as finais estaduais, que vão acontecer em julho, no Sesc de Guarapari.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, falou sobre a importância da competição. “O início dos Jogos é sempre uma grande expectativa para toda a comunidade esportiva e escolar. Tenho certeza que, mais uma vez, vamos descobrir novos talentos. Também temos a confraternização entre alunos, municípios e escolas, pois o esporte proporciona isso: conviver com o outro, aprender com os colegas e ter espírito de equipe. Lições que, certamente, nossos jovens vão levar para a vida”, comentou o secretário.

Próximas regionais

Após as disputas em Conceição do Castelo e Guaçuí, outras seis regionais dos Jogos Escolares serão realizadas pela Sesport em Vargem Alta, Itarana, São Gabriel da Palha, Ponto Belo, Baixo Guandu e Vitória.


Modalidades individuais

As modalidades individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez – vão acontecer entre o dia 27 deste mês e o início de julho.

Etapas nacionais

Os melhores do Espírito Santo seguem para as etapas nacionais dos Jogos Escolares. Em setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), envolvendo a categoria juvenil (de 15 a 17 anos). Em novembro (em sede ainda a definir), serão realizados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos da categoria infantil (12 a 14 anos).

O calendário completo dos Jogos Escolares pode ser conferido aqui.

Fonte: Governo ES

Veja também

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza

mat-paga-21-02-mundo-freepik

A Era de Ouro das Docuseries: Como as séries documentais estão cativando o público em todo o mundo

brasil-21-02-Divulgacao-Prefeitura-do-Rio

Chanceleres do G20 debatem reforma da governança global e crise internacional em encontro no RJ