Jogos de baralho: seu papel positivo para a mente humana
Publicado em 26/09/2023 às 15:35

Foto: Freepik
A digitalização e os acontecimentos mundiais que marcaram a pauta nos últimos anos levaram a que os hábitos dos brasileiros se modificassem, criado rotinas que podem contribuir para uma saúde mais débil, por conta do isolamento.
Muitas entidades oficiais já revelaram a necessidade de prestar os cuidados necessários para a saúde mental das pessoas quando estão vivendo em home office, estabelecendo a importância de hábitos saudáveis, que garantam que corpo e mente se mantém ativos.
Ao longo dos anos, essa preocupação com a saúde global motivou pesquisas variadas, cujos resultados comprovam a eficácia de vários tipos de jogos na manutenção de uma boa saúde mental. Além disso, muitos dos resultados comprovam ainda que a construção e manutenção dos processos cognitivos pode ser apoiado por esse tipo de atividade.
Venha entender como os jogos de baralho se enquadram no leque de jogos sugeridos para quem quer trabalhar a cognição e manter uma mente ativa e saudável.
As pesquisas em torno dos jogos e da saúde mental
Com a digitalização e o isolamento que caraterizam o século, as questões relacionadas com a saúde mental entraram na pauta de muitos pesquisadores e também do mídia.
No processo, a nível internacional, inúmeros estudiosos da área da psicologia e da antropologia estão estudando o modo como jogos de quebra-cabeças, lógica ou de carta podem manter a mente ativa e saudável, comprovando a importância desse tipo de atividade para as estruturas cognitivas humanas.
Os jogos de baralho vêm sendo apontados como um dos tipos de jogo com benefícios para a cognição, ajudando no desenvolvimento da lógica, da estratégia e da memória. Esse tipo de jogo, hoje disponível online, passam pelos jogos mais tradicionais como a Sueca ou o King, mas se estendem também ao universo dos jogos de cassino, sendo que o pôquer, o blackjack e outros jogos de baralho são também positivos para estimular a mente e a cognição, podendo ser parte de uma vida mental saudável.
O vários benefícios do jogos de baralho
Os jogos de cartas, incluindo os jogos de azar de baralho, estão sendo apontados como jogos importantes para a saúde mental, uma vez que estimulam o pensamento estratégico e potenciam a tomada de decisões com base nas circunstâncias.
Jogos desse tipo exigem momentos de cálculo básico e de aplicação lógica, que estimulam os processo mentais, contribuindo para o desenvolvimento e/ou manutenção desse tipo de capacidade mental e promovendo uma “ginástica mental” que propicia a saúde neuronal.
Segundo muitos pesquisadores, as habilidades inerentes aos jogos de baralho são passíveis de serem transferidas para a vida cotidiana, já que existem múltiplos cenários e contextos reais que exigem competências ao nível do raciocínio lógico e da tomada de decisão. Por exemplo, processos que fazem parte do jogo, como a análise da probabilidade de ter combinações de cartas específicas ou de se, num determinado momento, é melhor jogar ou desistir, podem ser aplicadas no cotidiano em aspetos tão importantes quanto a gestão da rotina ou das finanças pessoais.
A isso se soma ainda a capacidade de concentração e a memória: dois aspetos importantes da saúde mental. Para muitos pesquisadores, jogos de cartas e quebra-cabeça são fundamentais para evitar processos degenerativos cerebral, ajudando a que os seus jogadores tenham maior capacidade de foco nas atividades cotidianas e estimulem a memória, prevenindo situações futuras como demência ou Alzheimer.
Em suma, os jogos podem ter um impacto muito positivo na saúde mental, contando que sejam jogados de um modo responsável. Os jogos de baralho se destacam por promoverem a memória, a concentração, o raciocínio e a lógica.

Agora Tem Especialistas: Ministério da Saúde estabelece as linhas de ação para reduzir tempo de espera por atendimento especializado no SUS
