Italemanha cresce e pela primeira vez terá quatro dias de festa

Publicado em 02/06/2018 às 15:29

Compartilhe

Este ano, o maior evento cultural de Marechal Floriano terá a duração de quatro dias pela primeira vez em sua história e vai movimentar as montanhas. É o 18º Festival Ítalo-Germânico, também conhecido como Italemanha, que vai ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1º de julho.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, a estimativa é receber milhares de pessoas nos quatro dias do evento. “O que gera diversos empregos temporários e movimenta todo o comércio da região”, disse.

Italemanha cresce e pela primeira vez tera quatro dias de festa 3O festival surgiu devido a necessidade de valorizar a cultura local, herdada da imigração europeia que chegou à região durante o século XIX. Os imigrantes eram de maioria italiana e alemã, e formaram a região conforme seus costumes, que permanecem no dia a dia dos descendentes. A Italemanha visa fortalecer e resgatar essas tradições.

“O Festival Ítalo-Germânico de Marechal Floriano, reunirá um conjunto de eventos, que expressaram a alegria de um povo trabalhador, que celebra a preservação cultural deixada pelos ancestrais”, diz Maria Goretti.

Super shows nacionais

Os shows são os destaques da festa, que conta com grandes nomes nacionais. Na quinta-feira (28), primeiro dia de festival, o show é com a dupla Edson e Hudson. Na sexta-feira (29) será a vez de Paula Fernandes soltar a voz. Sábado (30) outra dupla sertaneja, Carlos e Jader, levam o sertanejo para a festa. E no domingo (1º), último dia de celebração, tem dose dupla, durante o dia tem Patrulha Canina para os pequenos e à noite o encerramento com Maria Cecília e Rodolfo.

A secretária Goretti informou ainda que os shows nacionais não serão pagos pela Prefeitura. “O município conseguiu a verba junto ao Ministério do Turismo, que só pode ser usada em atividades específicas, como pagamento de shows”, explicou.

Desfile, danças, rainhas e princesas

Italemanha cresce e pela primeira vez tera quatro dias de festa 2Outras atrações serão as apresentações de artistas regionais, do Estado e do próprio município, desfile pela cidade e apresentações culturais de grupos de dança.

Tem ainda uma atração concorrida do evento que é o concurso para eleger suas Rainhas e Princesas. Elas têm a missão de representar a colonização do município durante um ano. A escolha é feita durante um desfile que marca a abertura da festa, onde elas expõem seus trajes típicos e o orgulho de ser parte da história de sua cidade.

As inscrições do concurso já estão abertas e vão até o dia 15 de junho, diretamente na Secretaria de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, de 8 às 17 horas. Podem se candidatar moradoras do município que sejam descendentes de italianos e alemães, que tenham entre 15 e 25 anos, solteiras e sem filhos.

Comida

A gastronomia, com a venda de comida e bebida será feita em estandes, estará sob responsabilidade de entidades da cidade, como associação de artesãos, igrejas, times de futebol, organizações não governamentais e grupos de culturas italiana e alemã. Serão servidos pratos típicos da mesa italiana e alemã.

Entre os objetivos da celebração, além da promoção e resgate histórico e cultural das influências italiana e germânica, está a divulgação da diversidade e potencialidades de Marechal Floriano. “É um forte incentivo ao agroturismo e ao agronegócio na região de montanhas do Estado”, avaliou Goretti.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni a Italemanha é o maior evento do município que precisava ser resgatado conforme sua importância para Marechal, seja na área cultural de lazer, como na economia, no turismo e no agronegócio.

Confira a Programação completa da Italemanha
Dia 28/06 (quinta-feira)
20h – Eleição das Rainhas e Princesas da Italemanha
23h – Show com Edson e Hudson

Dia 29/06 (sexta-feira)
20h – Cortejo pelas ruas da cidade
20h30 – Abertura com show pirotécnico
20h40 – Hino da Italemanha cantado em Italiano e Alemão
21h – Apresentações culturais
22h – Show com Os Pomeranos (Alemão)
23h55 – Show com Paula Fernandes

Dia 30/06 (sábado)
19h – Shows culturais
20h – Show com Luciano Daré e Banda (Italiano)
21h30 – Show com Banda Pommern Mekas (Alemã)
23h55 – Show com Carlos e Jader
1h30 – Show Banda Som & Cia

Dia 01/07 (domingo)
09h – Desfile da Imigração
11h – Abertura dos stands
13h – Shows culturais
14h – Banda Leandro Schaffel (alemão)
16h – Show infantil Patrulha Canina
18h – Shows culturais
19h – Show com Banda Brasitália (Italiana)
22h – Show com Maria Cecília e Rodolfo
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo

Veja também

doador de sangue

Junho Vermelho: mês dedicado ao Doador Voluntário de Sangue reforça importância da solidariedade que salva vidas

oculos pelo sus

Região Central de Saúde realiza 4ª ação para medição e entrega gratuita de óculos a usuários do SUS

tecnologia verde

Tecnologia verde promete reduzir calor em instalações rurais e aumentar produtividade no campo

marcelo santos

Marcelo Santos reúne mais de mil pessoas em prestação de contas

Degustação cafés

Maior evento de Indicações Geográficas do Brasil, Connection tem crescimento de 92,5% em participações

padre patrick fernandes

Padre Patrick Fernandes estará em Afonso Cláudio nesta terça-feira

Procon nas Escolas

Mais de 800 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino já foram contemplados pelo projeto Procon nas Escolas

CAR

Espírito Santo é destaque em estudo com radiografia do Cadastro Ambiental Rural