Italemanha começa hoje (29) com a eleição das rainhas da festa

Publicado em 29/06/2023 às 10:37

Compartilhe

italemanha

Texto: Julio Huber/ Foto: Nielson Stein

A maior festa de Marechal Floriano, e uma das maiores da região, começa hoje (29), com o desfile que vai eleger as rainhas e princesas da Italemanha, o Festival Ítalo-Germânico. Oito jovens do município irão disputar os títulos de rainhas e princesa alemã e italiana, sendo quatro candidatas para cada etnia.

A secretária de Cultura e Turismo do município, Maria Goretti Pereira Pinto, informou que as vencedoras receberão as faixas com os títulos, flores, joias e outros brindes. Os jurados irão avaliar diversos itens, como desenvoltura, beleza, simpatia, os trajes que elas irão desfilar, entre outros itens que as tornarão vencedoras.

“Serão eleitas uma rainha e uma princesa de cada etnia. As famílias e amigos estarão torcendo para as candidatas”, afirmou a secretária. Os preparativos no local onde será realizada a festa, na avenida Arthur Haese, no centro de Marechal Floriano, estão a todo o vapor.

Funcionários da Prefeitura, de empresas contratadas para a montagem da estrutura e voluntários das instituições que estarão na festa com barracas de comidas e bebidas passarão o dia de hoje finalizando os preparos e arrumando o local para os quatro dias de programação, já que a festa segue até domingo (02).

Foto: Jackson Burini

Ao todo, 11 shows gratuitos estão confirmados. Hoje, o DJ Fabrício Torres comandará a programação musical durante o desfile. Ele também será o responsável por animar os participantes nos intervalos dos shows de toda a Italemanha. Laís Duarte se apresentará hoje, após o desfile das candidatas.

Amanhã (30), a programação começará com o show de Os Germanos. Logo em seguida, a banda The Fevers fará uma apresentação de seus grandes sucessos, como “Mar de rosas”, “Vem me ajudar”, “Por causa de você”, entre outros. O cantor capixaba Jackson Lima fechará a programação da noite, com um show versátil e que envolve o público.

No sábado (1º) haverá o show da dupla Humberto e Ronaldo, os mais aguardados da festa. Eles cantarão sucessos como o hit “Não fala não pra mim”. No sábado também haverá shows com Ernesto Mathias, 14 Bis e Luiza Andrade. No domingo, a programação começa cedo, com o desfile cultural, a partir de 9h. O dia contará com o lançamento de novos talentos escritores, apresentações de grupos de danças e o show mais esperado pelas crianças, com Patati Patatá. As bandas Brasitália e Replay fecham a programação da festa.

CULINÁRIA – Além dos shows musicais e apresentações culturais dos quatro dias de programação da maior festa do município, não faltarão opções gastronômicas típicas das duas etnias.

Da culinária alemã, terá os famosos pratos como o einstein (joelho de porco), kassler (bisteca suína), Wurstchen (salsicha alemã), kartoffel (batata) e o chucrute (repolho). Dos descendentes italianos, a gastronomia fica por conta da polenta mole com molho, capeletti, macarrão a bolonhesa e o famoso trio de polenta frita, queijo e linguiça.

Foto: Jackson Burini

Além dessas delícias, os visitantes ainda poderão degustar costelinha de porco com aipim, porções variadas, como o filé com fritas, e o famoso Arroz de Marechal, que já virou referência da culinária municipal. Claro que também não faltará chope, cervejas artesanais e variadas opções de vinhos para acompanhar.

Programação Italemanha 2023

Quinta-feira (29/06)

  • 19h30 – Abertura oficial
  • 20h – Desfile para eleger as rainhas e princesas
  • 22h – Show com Laís Duarte

Sexta-feira (30/06)

  • 20h – Os Germanos
  • 22h – The Fevers
  • 00h – Jackson Lima

Sábado (01/07)

  • 20h – Ernesto Mathias
  • 22h – 14 Bis
  • 23h30 – Luiza Andrade
  • 01h – Humberto e Ronaldo

Domingo (02/07)

  • 09h – Desfile Cultural
  • 10h – Abertura das barracas
  • 12h – Lançamento de novos talentos escritores
  • 13h – Grupo de danças
  • 16h30 – Patati Patatá
  • 17h30 – Grupo de danças
  • 19h – Brasitália
  • 20h30 – Banda Replay

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados