Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire
Publicado em 09/07/2025 às 13:34

Foto: Divulgação/Senar-ES
Tatiana, Juliana e Poliana Favoreto são as responsáveis pelo Café Três Anas, marca de cafés especiais produzidos no Sítio Três Anas, em Muniz Freire, Sul do Espírito Santo. O nome vem de uma coincidência curiosa: o “ana” que fecha cada nome e o amor em comum pelo café.
Com apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), as irmãs perceberam o potencial do sítio de quase 70 anos como uma empresa rural voltada para a produção de cafés especiais de alta qualidade. Todo o processo, do pé à xícara, é acompanhado de perto pelas três: Tatiana cuida da lavoura, Juliana da administração e Poliana da cozinha.
A orientação técnica do Senar-ES ajudou as irmãs a planejarem desde a escolha das variedades de café, altitude, espaçamento das lavouras até a colheita, beneficiamento e qualidade final do café servido. O resultado foi tão positivo que as irmãs abriram duas cafeterias Delícias do Caparaó, em Muniz Freire e Iúna, oferecendo café especial e quitutes artesanais preparados por Poliana — receitas aprendidas em cursos do Senar.
A marca Café Três Anas também carrega o legado familiar iniciado há sete décadas pelos avós das irmãs. O símbolo da marca, um elo triplo, representa a união das irmãs, que fazem questão de manter o mesmo cuidado em cada etapa da produção, com o compromisso de servir um café especial digno de sua própria família.
Para elas, cafés especiais unem pessoas especiais. E o Café Três Anas segue levando sabor e tradição do Sítio Três Anas direto para a casa dos clientes.
▶ Assista à história completa do Café Três Anas: YouTube
Fonte: Senar-ES