Instituto Nacional da Mata Atlântica de Santa Teresa terá programação especial na Semana Nacional de Museus

Publicado em 11/05/2024 às 11:33

Compartilhe

INMA-MUSEU

O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, as atividades buscam promover a reflexão sobre a importância do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), em Santa Teresa, nas montanhas do Espírito Santo, para a pesquisa, educação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Na próxima terça-feira (14), os visitantes poderão apreciar imagens inéditas da cidade e participar do processo de identificação de antigos moradores, em um bate-papo descontraído sobre as recordações guardadas no arquivo pessoal do naturalista Augusto Ruschi.

“Abrindo o baú de memórias do Ruschi” apresenta, entre outras imagens, um registro visual filmado em Super-8 no início dos anos 1970, contendo cenas festivas da cidade de Santa Teresa, recém-descoberto. A atividade, coordenada pela historiadora Alyne Gonçalves, acontece às 15 horas, no auditório do INMA, e é parte também da programação da Semana de Arte de Santa Teresa, promovida pela Prefeitura.

Anúncio

No sábado (18), Dia Internacional de Museus, também é o Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas. Assim, entre 9 e 16 horas, o INMA promove diversas atividades relacionadas à botânica, uma de suas linhas de atuação. Os visitantes serão guiados por pesquisadores para um olhar diferente durante o passeio: reconhecer espécies de plantas pelo parque e observar a floresta suspensa – as diversas espécies de epífitas que vivem nos troncos das grandes árvores.

Além disso, haverá oficinas de macramê e de mandalas florais. “Com o macramê, fazemos suporte para vasos de plantas. Para sua confecção, podemos usar linhas e barbantes feitos com algodão. Nas mandalas, usamos flores e folhas, e a cola que vai envernizá-la pode ser feita a partir do quiabo, um alimento comum na nossa culinária. Nossa proposta é mostrar como as plantas fazem parte da nossa vida”, explica a botânica Nara Motta, pesquisadora do INMA.

No mesmo dia, a partir das 18 horas, haverá o lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”, da escritora teresense Leni Cruz Mota, e abertura da exposição “Tem um peixe no céu”, com aquarelas de Sandra Coelho do Valle. O livro foi produzido pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST) e a exposição, pela mesma instituição em parceria com o INMA. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Anúncio

SERVIÇO

Onde: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / INMA (Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES)

Dia 14/05 (15h às 17h) – “Abrindo o Baú de Memórias do Ruschi” –  exibição de filme inédito do Arquivo Augusto Ruschi (INMA), da década 1970, para que o público ajude a identificar antigos moradores de Santa Teresa/ES

Dia 18/05 (9h às 16h) – “Fascínio pelas Plantas” – atividades relacionadas à botânica. 18h – Lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES” e Abertura da exposição “Tem um peixe no céu”

Fonte: INMA

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins