INSS já recebeu mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados

Publicado em 16/05/2025 às 08:36

Compartilhe

0d9a5875

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já registraram mais de 1 milhão de solicitações de reembolso por descontos indevidos realizados por entidades associativas.

Segundo dados divulgados na tarde desta quinta-feira (15) pelo próprio INSS, um total de 1.051.238 segurados entrou com contestação por meio da plataforma Meu INSS ou pelo telefone 135. Em contrapartida, 17.963 beneficiários informaram que os descontos foram devidamente autorizados.

Este é apenas o segundo dia de funcionamento do novo serviço que permite ao beneficiário consultar os descontos aplicados nos últimos anos e indicar se eles foram autorizados. Caso não tenham sido, o usuário pode abrir um processo administrativo para solicitar o reembolso.

Até o momento, 41 entidades associativas estão sendo contestadas. Todas possuem ou possuíam algum tipo de credenciamento junto ao INSS para aplicar os descontos nos benefícios.

Desde a última terça-feira (13), aproximadamente 9 milhões de segurados começaram a ser notificados sobre os débitos vinculados a associações. Agora, pelo serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no app Meu INSS, é possível identificar a entidade responsável pelos descontos.

Investigação em andamento

Os descontos indevidos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). As instituições apuram a atuação de organizações criminosas que teriam fraudado benefícios previdenciários ao vincular segurados a associações sem autorização.

Desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS para verificar os valores descontados. O prazo para solicitar reembolso ainda não foi definido.

As entidades contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentação individual que comprove a adesão voluntária do segurado ou, então, efetuar a devolução dos valores. Caso o pagamento seja feito, o dinheiro será encaminhado ao Tesouro Nacional, que se encarregará da restituição ao beneficiário. As associações poderão usar uma plataforma específica desenvolvida pela Dataprev para esse processo.

Desde a semana passada, os segurados que não tiveram descontos estão recebendo a seguinte mensagem:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

Atenção a possíveis golpes

O INSS alerta em seu site oficial que não realiza ligações telefônicas, nem envia mensagens via SMS, e-mail, WhatsApp ou redes sociais para tratar sobre descontos de entidades associativas.

“É fundamental redobrar os cuidados com golpes! O contato oficial com os beneficiários é feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e nunca forneça seus dados pessoais por telefone”, destacou a autarquia em nota.

Todas as informações relevantes para os cidadãos serão divulgadas apenas pelos canais oficiais do INSS, como o site institucional e as redes sociais verificadas.

Fonte: Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Veja também

WhatsApp Image 2025-06-13 at 09.30.51

Rodrigo Amarante, ex-integrante do Los Hermanos, se apresenta no Parque Cultural Casa do Governador

HQF_5135-1

Governo do Estado entrega veículos para impulsionar o turismo nos municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.49.55 (3)

De Domingos Martins para o mundo: aluna de escola pública defende doutorado no IMPA e conquista pós-doutorado internacional

54582423453_05bf0f84ea_k

Vitória sedia o I Simpósio de Arboviroses Tropicais Emergentes, promovido por Lacen/ES e Ufes

ExpoQueijo-Brasil-Divulgacao-1024x683

Queijos de 16 países e 18 estados brasileiros estarão reunidos em Minas Gerais

Symbols of Israel and Palestine divided by fencing.

Brasil mantém alerta contra viagens a Israel após novo conflito com Irã

capa

Domingo movimentado em Domingos Martins reuniu cultura, esporte e clima agradável de 15 °C

Captura de tela 2025-06-16 094900

Cardiopatia congênita: condição afeta cerca de 29 mil crianças anualmente no Brasil