Inscrições para cursos gratuitos de garçom e camareiro(a) terminam na sexta-feira (24) em Domingos Martins

Publicado em 22/06/2022 às 11:50

Compartilhe

Inscricoes-para-cursos-gratuitos-de-garcom-e-camareiroa-terminam-na-sexta-feira-24-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber / Foto: Envato Elements

Se encerram na próxima sexta-feira (24), as inscrições para cursos gratuitos de garçom/garçonete (tipos de serviços em restaurantes) e camareiro(a) (técnicas de limpeza e arrumação) para moradores de Domingos Martins. A secretária de Cultura e Turismo do município, Rejane Lopes Entringer, está preocupada com a baixa procura pelos cursos de qualificação.

Segundo ela, até esta quarta-feira (22) havia apenas uma inscrição em cada curso, sendo que há 30 vagas disponíveis para cada turma. Os cursos fazem parte do Programa Qualificação para o Turismo Capixaba, que é projeto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com os municípios e regiões turísticas do Espírito Santo. Os cursos serão realizados por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Muita gente cobrava a disponibilidade desses treinamentos, e quando ofertamos gratuitamente, não aparecem interessados. A Setur o Senac oferecem os cursos nessas datas, e como é antes do Festival de Inverno, seria importante essa qualificação. As aulas são nos dias de semana, para não comprometer os finais de semana, conforme solicitações feitas pelos empresários. Mesmo assim, infelizmente estamos com dificuldade de preencher as vagas”, informou a secretária.

Segundo ela, caso esses cursos não ocorram por falta de inscritos, dificulta a oferta de outros treinamentos para o setor. “É importante para os empresários qualificarem seus funcionários e também para as pessoas que estão em busca de emprego. É uma oportunidade gratuita, e mesmo assim não aparecem interessados”, lamentou Rejane Entringer.

O curso de garçom será realizado no Centro no município, no Centro Cultural Imperador, nos dias 28 a 30 de junho e 5 e 6 de julho. Já o Curso de camareiro (a) será ofertado em Pedra Azul, na Casa do Turista entre os dias 28 e 30 de junho e 6 e 7 de julho. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone: (27) 3268-1471 ou pelo e-mail: [email protected]

PROGRAMA – Os cursos que compõem o Programa Qualificação para o Turismo Capixaba terão início na segunda quinzena de junho. O contrato no valor de R$ 556.490,00 prevê o atendimento de 1.710 pessoas em todo o Estado. São oito opções de capacitação profissional que contemplam municípios das dez regiões turísticas até 2023.

“O objetivo principal é atender os municípios e instâncias de governança, de acordo com a demanda de capacitação de cada localidade”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha. Segundo ele, o objetivo da Setur é promover a capacitação profissional para prestadores de serviços turísticos, visando à qualificação dos destinos capixabas.

Para este ano, estão previstas 57 turmas atendendo 42 municípios e dez regiões turísticas capixabas. O Programa Qualificação para o Turismo Capixaba é coordenado pela Gerência de Gestão de Turismo da Setur e as capacitações são realizadas em parceria com as prefeituras, que mobilizam os interessados e viabilizam os locais para a realização dos encontros.

Veja também

Vacinacao-contra-a-gripe-e-ampliada-para-toda-populacao-capixaba

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população capixaba

Festival-de-Inverno-de-Domingos-Martins-tera-oficina-inedita-de-Orquestra-de-Papel-para-criancas

Festival de Inverno de Domingos Martins terá oficina inédita de Orquestra de Papel para crianças

EDP-alerta-para-cuidados-com-a-rede-eletrica-durante-as-festas-juninas

EDP alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas

cadastros-ativos-m

Espírito Santo alcança três mil empreendimentos regulares no Cadastur

Acoes-previstas-no-Programa-Caminhos-do-Turismo-comecam-a-ser-realizadas

Ações previstas no Programa Caminhos do Turismo começam a ser realizadas

De-forma-gratuita-cursos-culinarios-sao-ofertados-em-Marechal-Floriano

De forma gratuita, cursos culinários são ofertados em Marechal Floriano

Meses-apos-Sao-Bento-de-Urania-ser-prejudicado-por-fortes-chuvas-rodovia-estadual-continua-com-buracos-e-barrancos

Meses após São Bento de Urânia ser prejudicado por fortes chuvas, rodovia estadual continua com buracos e barrancos

Marechal-Floriano-ganha-Academia-de-Historia-Artes-e-Letras

Marechal Floriano ganha Academia de História, Artes e Letras