Inscrições abertas para o Prêmio Queijos do Espírito Santo

Publicado em 02/02/2026 às 14:06

Compartilhe

queijo- freepik

Foto: Freepik

O Espírito Santo vai realizar um concurso estadual de queijos voltado à ampla participação das queijarias locais. As inscrições para o Prêmio Queijos do Espírito Santo começam nesta segunda-feira (02) e seguem abertas até o dia 5 de março, de forma gratuita, exclusivamente pelo site www.agrolegal-es.com.

O concurso será realizado nos dias 10 e 11 de março de 2026 e tem como objetivo valorizar a produção artesanal, estimular a melhoria da qualidade e dar visibilidade às agroindústrias familiares do Estado, que se destacam cada vez mais no cenário nacional.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa  (Sebrae-ES), Organização das Cooperativas Brasileiras  (OCB) e da Faculdade Novo Milênio.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o concurso ajuda a valorizar a cadeia produtiva do leite no Espírito Santo.

“O Prêmio Queijos do Espírito Santo reconhece a qualidade do que é produzido pelas nossas queijarias e agroindústrias familiares e estimula a melhoria contínua dos produtos. É uma iniciativa que fortalece a identidade dos queijos capixabas, amplia a visibilidade do setor e cria novas oportunidades de mercado, especialmente para os pequenos produtores”, destacou.

Quem pode participar?

Podem participar queijarias e demais empreendimentos que produzam queijos ou requeijão no território capixaba, desde que estejam regularizados em serviço oficial de inspeção — municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). As amostras dos produtos deverão ser entregues nos pontos de coleta no dia 9 de março.

O concurso contará com nove categorias, contemplando queijos frescos, maturados e o requeijão de corte, produto tradicional das queijarias e cooperativas de laticínios do Espírito Santo.

Pontos de coleta das amostras (9 de março):

  • Cachoeiro de Itapemirim: Escritório local do Incaper – Rua Dom Fernando, 29, 1º andar, Bairro Independência (8h às 11h30)
  • Colatina: Escritório local do Incaper – Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 69, Esplanada (8h às 11h30)
  • Domingos Martins (Pedra Azul): Escritório local do Incaper – Rua Uliana, 80, Ed. Monhol (8h às 11h30)
  • Nova Venécia: Escritório local do Incaper – Av. Vitória, 624, Centro (8h às 11h30)
  • Vitória: Seag – Rua Raimundo Nonato, 116, Forte São João (8h30 às 16h)


Dúvidas?


Mais informações estão disponíveis no regulamento do concurso (no site agrolegal-es.com) ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

capa

BR-262 tem interdição parcial após erosão e risco de novos deslizamentos

capa

Com estradas destruídas e desalojados, Marechal Floriano vai decretar situação de emergência

DSC05381

Oficinas de culinária italiana para crianças e adultos neste fim de semana em Santa Teresa

bandeira da argentina - freepik

Argentina diz que pode enviar militares para guerra se EUA solicitarem

HQF_3623-1

Espírito Santo apresenta Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

WhatsApp Image 2026-03-19 at 12.44.53

Governo do Estado cria Centro de Referência do Artesanato Capixaba no Mercado da Capixaba

0d7a9483.jpg

Lula embarca para Bogotá para participar de cúpula sobre tensões regionais

91796

Por Que Sua Internet de 200 Mega Parece de 10 — E o Que Fazer Sobre Isso