Iniciada a recuperação da estrada na Rota do Carmo, em Domingos Martins

Publicado em 30/11/2022 às 16:16

Compartilhe

Iniciada-a-recuperacao-da-estrada-na-Rota-do-Carmo-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

Moradores e empresários da Rota do Carmo, em Aracê, Domingos Martins, estão passando por transtornos e prejuízos por conta da situação em que se encontra a principal estrada que liga a BR-262 às propriedades, restaurantes e pousadas da região. O lamaçal tomou conta da estrada nos últimos dias, após chuvas atingirem a região.

O local está recebendo obras do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura, que prevê serviços de drenagem e pavimentação do trecho de nove quilômetros, com valor previsto de R$ 9.565.999,63. Entretanto, após chuvas começaram a atingir a região, a estra ficou intransitável.

As chuvas dos últimos dias deixaram a estrada intransitável

Empresários afirmam que estão tendo que manter seus estabelecimentos fechados nas últimas semanas e até já estão demitindo funcionários. É o caso de Vinícius Vilar. “As obras pararam nas vésperas das eleições e desde então estamos abandonados, sem conseguir abrir os empreendimentos. Já sofremos com a pandemia e não temos caixa para ficarmos de portas fechadas. Já comecei a demitir parte da equipe e os materiais de obras e de consumo que não chegam”, lamentou o empresário.

Na última semana, estudantes não conseguiram chegar às escolas, pois o transporte escolar não conseguiu trafegar na estrada. Também há relatos de pequenos acidentes devido aos atoleiros ao longo do trecho que está em obras.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Domingos Martins informou que já está atuando em parceria com o Governo do Estado, responsável pelas obras, com trabalhos de intervenção e recuperação da trafegabilidade na via. Maquinários estão raspando a lama e está sendo aplicado saibro. O serviço de recuperação da via deve seguir até a próxima sexta-feira (02). A Prefeitura está fazendo o transporte do material e a empresa responsável pela obra está espalhando o saibro.

Estado afirma que obra não foi paralisada

O secretário estadual da agricultura, José Roberto Macedo Fontes informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras não foram paralisadas. “Lembramos que a diminuição de ritmo dos trabalhos devido às condições climáticas não significa que a obra está paralisada. Paralisação de obras públicas ocorrem oficialmente através de publicação em diário oficial”, disse o secretário.

A assessoria da Seag informou que o prazo de execução da pavimentação da estrada é de 360 dias. “Os serviços têm sido executados conforme projeto de engenharia, que inicialmente prevê a instalação de dispositivos de drenagem profunda para posterior execução das camadas do pavimento. Ainda conforme o projeto, o material a ser utilizado na camada de base de pavimentação é o REVSOL”, informou a Seag.

Os serviços de recuperação da via deve durar até a próxima sexta-feira (02)

A Secretaria afirmou que a empresa executora já obteve a licença ambiental para recebimento do material e agora aguarda a chegada do mesmo para a realização da pavimentação onde os serviços de drenagem já estiverem concluídos. “É importante lembrar que para a execução dos serviços de pavimentação é imprescindível que haja condições meteorológicas favoráveis para não prejudicar as características geotécnicas necessárias para que o material possa atingir os parâmetros técnicos estabelecidos no projeto”, destacou a nota da Seag.

Sobre as atuais condições da estrada, a assessoria do órgão estadual garantiu que “tem se comprometido, através da empresa executora dos serviços, a manter condições mínimas de trânsito, mas ressaltando que se faz necessário que as condições climáticas sejam adequadas para o retorno das atividades do projeto, o que já está sendo realizado neste momento”, finalizou a assessoria.

Veja também

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza