Índice de atividades turísticas cresce 19,8% em junho, aponta IBGE

Publicado em 23/08/2020 às 14:03

Compartilhe

O setor do turismo está voltando aos poucos a registrar dados positivos para o país. Isso porque em junho, o índice de atividades turísticas cresceu 19,8% quando comparado ao mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número mostra um respiro do segmento, que registrou queda de 68,1% entre os meses de março e abril, início da pandemia do novo coronavírus. Os destaques vão para o setor aéreo, que apresentou alta de 58,9% e os serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 17,3%.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o índice pode ser considerado uma resposta positiva das ações tomadas pelo governo federal para dar sobrevida ao setor. “A nossa preocupação era ajudar o setor a não desmontar e podemos ver que o trabalho realizado deu certo. Esperamos ver o turismo brasileiro de volta aos trilhos do crescimento, observando todos os protocolos de biossegurança e garantindo destinos seguros para os nossos turistas. Dessa forma, o turismo vai seguir desempenhando sua vocação de contribuir para a geração de emprego e renda no nosso país”, disse.

Anúncio

Desde o início da pandemia, o Ministério do Turismo trabalhou em ações para evitar o desmonte do setor, como a publicação da Medida Provisória nº 948/20 elaborada pelo MTur em conjunto com a Pasta da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre cancelamentos e remarcações de serviços, reservas e eventos; a MP nº 936/20, que instituiu um programa emergencial de manutenção de emprego e renda e traz medidas trabalhistas que garantem postos de trabalho e renda a milhares de brasileiros; e a MP 963, que destinou R$ 5 bilhões para financiamentos via Fungetur.

Realizada pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país. O levantamento traz a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

ESTADOS – A pesquisa também avaliou o crescimento dos serviços em alguns estados. O destaque foi para Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo que registraram alta de 26,1%, 23,7% e 19,6%, respectivamente, no mesmo período.

Anúncio

Veja também

WhatsApp Image 2026-08-14 at 15.35.38

Sargento do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-262 em Iúna

2D9EA60539E44A9C9455603CF7BC424E

Alfredo Chaves leva sabores e tradições para a RuralturES 2026

Seminário da educação da Feapaes-ES_Gabriel Bessa

Seminário reúne profissionais para discutir estratégias de inclusão de alunos autistas nas escolas

IMG_0754

Resíduos da agricultura, pecuária e saneamento podem gerar energia limpa no ES

CAPA

Servidores e Prefeitura de Marechal Floriano chegam a acordo e suspendem paralisação por 15 dias

Exposição de Café Sensorial (1)

Golden Tulip Porto Vitória promove exposição gratuita com mais de 80 marcas de cafés capixabas

MediadoresCais1.jpg

Mediadores do Cais das Artes participam de formação nacional no Museu de Arte do Rio

banestes-768x480

Banestes registra lucro recorde de R$ 226 milhões no primeiro semestre de 2026