Incaper participa da Semana Internacional do Café 2025
Publicado em 06/11/2025 às 10:54
Foto: Divulgação/ Incaper
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa, entre esta quarta-feira (05) e sexta-feira (07), da Semana Internacional do Café (SIC) 2025, realizada na Expominas, em Belo Horizonte (MG). Considerado o maior encontro da cadeia produtiva do café na América Latina, o evento reúne produtores, cooperativas, torrefadores, distribuidores, exportadores e representantes de instituições públicas e privadas de todo o país.
“A presença do Incaper, em conjunto com outras organizações capixabas, reforça o protagonismo do Espírito Santo na produção de cafés sustentáveis e de alta qualidade, com destaque para o uso de tecnologias inovadoras, a promoção da regeneração dos sistemas produtivos e o fortalecimento da imagem do Estado como referência nacional e internacional em cafeicultura”, destaca o diretor-geral do Instituto, Alessandro Broedel.
Parceria pela cafeicultura regenerativa
Um dos marcos da participação do Incaper na SIC 2025 será a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Plataforma Global do Café no Brasil, na quinta-feira (06). O objetivo é alinhar agendas e ações estratégicas voltadas à cafeicultura regenerativa, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e de baixo impacto ambiental. A parceria vai ampliar o alcance das políticas públicas e das iniciativas voltadas ao fortalecimento da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental na produção de café.
Espírito Santo como referência em inovação e gestão pública
O coordenador de cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão, representará o Instituto em dois importantes painéis da programação técnica do evento. O primeiro ocorre nesta quarta-feira (05), das 18h às 19h, na Arena SIC, com o tema “O DNA do café do futuro: como a genética vai moldar a próxima década da cafeicultura”. O segundo acontece na quinta-feira (06), às 16h30, na Arena Inovação, e abordará o tema “Gestão pública, tecnologia e sustentabilidade: o Espírito Santo como referência nacional na certificação do café”.
As participações destacam o papel do Incaper na geração e difusão de conhecimento científico e tecnológico que impulsiona o desenvolvimento da cafeicultura capixaba, reconhecida nacionalmente pela qualidade e pela adoção de sistemas produtivos sustentáveis.
Estande do Espírito Santo celebra diversidade e terroir
O Incaper também apoia as ações de divulgação dos Cafés do Espírito Santo dentro do estande capixaba, que apresenta uma experiência imersiva voltada aos pilares da sustentabilidade, inovação e impacto social. O espaço reunirá produtores rurais das regiões com Indicação Geográfica (IG) — Café do Caparaó, Café das Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba. Os visitantes serão convidados a vivenciar uma experiência sensorial exclusiva, que celebra a diversidade e o terroir capixaba, incluindo cafés regenerativos, orgânicos e biodinâmicos.
A promoção da cafeicultura capixaba na SIC é fruto de uma ampla parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seag), o Sebrae/ES e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), com o apoio de diversas instituições capixabas.
COY 2025: Espírito Santo entre os melhores do Brasil
O Incaper também teve papel importante na mobilização de agricultores e na seleção das amostras capixabas participantes do Coffee of the Year (COY) 2025, principal concurso de cafés especiais do país e um dos pontos altos da SIC. O trabalho foi realizado pelas equipes dos escritórios locais do Incaper nos municípios e pelo Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), com o apoio de suas unidades regionais de referência. O Estado tem 49 produtores entre os 180 classificados para a competição.
Outra contribuição do Incaper para a SIC foi a participação de profissionais do Instituto na comissão julgadora que selecionou os finalistas do COY 2025. Os extensionistas Patrícia da Matta e Tassio de Souza representaram o Espírito Santo no grupo de especialistas responsáveis pela avaliação das amostras das espécies arábica e canéfora de todo o país. A equipe de jurados é composta por profissionais certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), com credenciais Q-Grader e R-Grader, o que assegura rigor técnico e reconhecimento internacional ao processo de seleção.
Fonte: Incaper