Incaper leva ao Prointec orientações em fruticultura, pecuária e cafeicultura de montanha
Publicado em 09/12/2025 às 16:05
Foto: Julio Huber
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) terá participação de destaque no Prointec – Agricultura In Foco, que acontece nesta quarta (10) e quinta-feira (11), na quadra do bairro Nicolau de Vargas, em Conceição do Castelo. O evento é gratuito e aberto a produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes e demais profissionais do setor. As inscrições serão feitas no local, com emissão de certificados aos participantes.
A presença do Incaper reforça o compromisso da instituição com a difusão de tecnologias, a disseminação de conhecimento técnico e a qualificação do meio rural capixaba. Ao longo dos dois dias, pesquisadores e extensionistas da instituição conduzirão palestras em áreas estratégicas para a fruticultura, a pecuária de leite e a cafeicultura.
Na quarta-feira (10), os pesquisadores Fabricio Angelo Gabriel e Priscila Raiane Assunção de Andrade iniciam as contribuições do Incaper, às 9h40, com uma apresentação sobre o manejo de pragas e doenças na tangerina ponkan. Em seguida, a pesquisadora Girlaine Pereira Oliveira abordará práticas de colheita, beneficiamento, pós-colheita e comercialização da fruta, com foco nas janelas de mercado.
Ainda pela manhã, a pesquisadora Geis Ferreira Neves apresentará métodos atualizados de raleio e poda em citros. À tarde, a extensionista Michele Ricieri Bastos falará sobre estratégias de manejo reprodutivo voltadas ao melhoramento genético e ao aumento da produtividade na pecuária de leite.
Na quinta-feira (11), o Incaper segue com participação ativa no debate técnico. A pesquisadora Geis Ferreira Neves retorna à programação com uma palestra sobre práticas de enxertia do abacateiro, integrando um conjunto de discussões sobre planejamento, implantação e manejo de pomares.
O encerramento do evento será conduzido pelo extensionista João Felipe de Brites Senra, com a palestra “Café Conilon – Cafeicultura para Montanha”, que apresentará tecnologias e recomendações do Incaper para ampliar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade das lavouras de regiões de altitude.
Realizado pelo Instituto de Inovação e Empreendedorismo do Espírito Santo, o Prointec – Agricultura In Foco conta com apoio do Governo do Estado, Mobilização Capixaba pela Inovação, Inova POP, Prefeitura de Conceição do Castelo, Câmara de Vereadores e Instituto Sustentabilidade Brasil. A programação reúne especialistas de diversas instituições e proporciona dois dias de palestras, demonstrações e troca de experiências voltadas ao fortalecimento da agricultura capixaba.
Confira a programação completa
Quarta-feira (10/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 9h – Novas cultivares de porta-enxertos e copas para citricultura (Palestrante: Dimmy Hellen – Embrapa Mandioca e Fruticultura)
- 9h40 – Manejo de pragas e doenças na tangerina ponkan (Palestrantes: Fabricio Angelo Gabriel e Priscila Raiane Assunção de Andrade – Incaper / CPDI Sul)
- 10h20 – Colheita, beneficiamento, pós-colheita, janelas de mercado e comercialização na entressafra da tangerina ponkan (Palestrante: Girlaine Pereira Oliveira – Incaper / CPDI Serrano)
- 11h – Técnicas de raleio e poda em citros (Palestrante: Geis Ferreira Neves – Incaper / CPDI Serrano)
- 11h40 – A importância do cooperativismo e do mercado no cultivo da ponkan (Palestrante: Davi Dutra de Barcelos – presidente da Unicafes)
- 12h30 – Intervalo para almoço
- 13h – Abertura oficial
- 14h – A importância da Nota Fiscal Fácil (NFF) para o município de Conceição do Castelo (Palestrante: Francisco Costa de Andrade – secretário de Finanças)
- 14h40 – Manejo reprodutivo para maximizar o melhoramento genético e a produtividade na pecuária de leite (Palestrante: Michele Ricieri Bastos – Incaper)
- 15h30 – Mesa-redonda
Quinta-feira (11/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 8h30 – Planejamento e implantação de pomares de abacate (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 9h20 – Práticas de enxertia de abacateiro (Palestrante: Geis Ferreira Neves – Incaper)
- 10h – Principais tratos culturais na produção comercial de abacates (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 10h40 – Manejo de pragas e doenças do abacateiro (Palestrante: João Pedro Souza – Manhuaçu–MG)
- 11h20 – Mesa-redonda
- 12h – Intervalo para almoço
- 13h30 – Oportunidades e inovação no cultivo do cacau (Palestrante: Jan Vitória – São Mateus)
- 14h30 – Produção de mudas e enxertia (Palestrante: Senária Silva)
- 15h30 – Mesa-redonda
- 16h – Café Conilon – Cafeicultura para Montanha (Palestrante: João Felipe de Brites Senra – Incaper / CPDI Sul)
Fonte: Incaper