IGP-M recua 1,67% em junho e registra maior deflação desde junho de 2023

Publicado em 27/06/2025 às 09:45

Compartilhe

imoveis

Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Após uma queda de 0,49% em maio, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, registrou nova deflação de 1,67% em junho. Essa é a maior retração mensal desde junho de 2023, quando o índice caiu 1,93%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), no Rio de Janeiro.

Com o resultado de junho, o índice acumula alta de 4,39% nos últimos 12 meses — o menor patamar desde agosto de 2024 (4,26%). Em março deste ano, o IGP-M chegou a 8,58%, sinalizando uma trajetória de desaceleração da inflação.

Evolução recente do IGP-M:

  • Março: 8,58%
  • Abril: 8,50%
  • Maio: 7,02%
  • Junho: 4,39%

Queda puxada pelo setor agropecuário

O IGP-M é composto por três índices. O principal deles é o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com peso de 60%. A forte retração nos preços dos produtos agropecuários — queda de 4,48% — foi o principal fator de desaceleração em junho. Entre os itens que mais influenciaram negativamente o IPA estão o minério de ferro (-4,96%), milho em grão (-16,93%) e café em grão (-11,01%).

Consumo das famílias também contribuiu

Com peso de 30% no IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também contribuiu para a deflação. Os alimentos, em especial, puxaram os preços para baixo, com queda média de 0,19% em junho — sendo o único entre os oito grupos analisados a registrar deflação.

Entre os produtos com maiores recuos de preço estão:

  • Ovos: -7,60%
  • Tomate: -7,20%
  • Mamão papaya: -11,28%
  • Arroz: -3,78%

Segundo o economista do FGV Ibre, Matheus Dias, o avanço da safra tem impactado positivamente os preços. “A expectativa de uma colheita recorde tem pressionado os preços para baixo, tanto no atacado quanto no varejo”, explicou.

Construção civil pressiona para cima

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que representa 10% do IGP-M, registrou alta de 0,96% no mês. O aumento foi puxado pelo custo da mão de obra, que subiu 2,12% em função dos reajustes salariais recentes. Os materiais, equipamentos e serviços tiveram leve alta de 0,13%.

Impacto no aluguel

O IGP-M é amplamente utilizado como referência para reajustes de contratos de aluguel e também serve de base para correção de tarifas públicas e outros serviços. A coleta de dados para o índice ocorreu entre 21 de maio e 20 de junho, em sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Fonte: Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta