Iema e Prefeitura Venda Nova do Imigrante assinam acordo de cooperação técnica do programa ‘Preservando o nosso quintal’

Publicado em 27/06/2021 às 12:15

Compartilhe

Iema-cotrato

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o município de Venda Nova do Imigrante assinaram, nesta quinta-feira (24), o Acordo de Cooperação do programa “Preservando o nosso quintal”. O município é o primeiro a firmar a parceria, que visa a democratizar as informações do livro “Preservando o nosso quintal – Parque Estadual de Pedra Azul” com as comunidades dos quatro municípios que ficam no entorno da Unidade de Conservação.

Além de Venda Nova, o acordo será assinado com Vargem Alta, Alfredo Chaves e Domingos Martins, município-sede do Parque Estadual de Pedra Azul.

“É fundamental que quem está no entorno entenda que o parque é um ativo da comunidade também. Por isso, é importante conscientizar para que todos percebam o valor da Unidade de Conservação, para que cuidem e vivam em equilíbrio. Queremos agradecer a prefeitura de Venda Nova por essa parceria, que é uma porta para a relação da sociedade com o parque da Pedra Azul”, destacou o diretor-presidente do Iema. 

“Este é o primeiro passo para o início das formações junto a escolas e comunidade, no intuito da potencialização socioambiental do entorno da Unidade, por meio do livro e visita ao parque”, explica Anna Tristão, gerente de Educação Ambiental do Iema. Anna lembra ainda que o Programa ‘Preservando o Nosso Quintal’ visa a aproximar comunidade, família, turistas, escolas e pesquisadores ao pertencimento enquanto território.

O diálogo com as prefeituras também tem a intenção de envolver a gestão municipal na execução de atividades previstas, como formação de multiplicadores, a ser oferecida em formato de Educação a Distância (EaD), além de visitas técnicas e fomento de projetos de educação ambiental e espaços de participação na região onde cada Unidade de Conservação está localizada.

O evento de assinatura seguiu os protocolos sanitários e contou com a presença do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulo Mineti; do vice-prefeito, Tarcísio Botacin; do secretário municipal de Meio Ambiente, Maxuel Bestete, além de outros secretários municipais, vereadores, representantes de escolas e associações de reciclagem e educação ambiental. 

Preservando o nosso quintal

O Programa de Educação Ambiental “Preservando o nosso quintal” foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas. 

Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UCs). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental.

Atualmente, estão publicadas a 1ª e 2ª edições do livro sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e a 1ª edição do Parque Estadual Pedra Azul. Ambos têm versões impressas e digitais. A previsão é de que outras Unidades de Conservação também sejam contempladas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Iema

Veja também

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-11.08.49

Ônibus e micro-ônibus de turismo estão proibidos na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-10.25.36

Família oferece R$ 200 de recompensa para quem achar cão desaparecido

Morta-em-em-Afonso-Claudio

Mulher é morta a facadas no meio de rua e acusado é procurado pela Polícia

acidente-Afonso-Claudio2

Acidente entre dois veículos interdita rodovia que liga a BR 262 a Afonso Cláudio

Ruas-ganham-novas-pinturas-em-Marechal-Floriano-2

Ruas ganham novas pinturas em Marechal Floriano

Vacina-Influenza-1-1-2

Estado registra em julho a maior procura por vacina da Influenza

WhatsApp-Image-2021-07-28-at-08.58.07

Chapas metálicas depositadas em Marechal Floriano embarcaram em carreta

WhatsApp-Image-2021-07-27-at-11.16.13

Calçamento de via pública ficará pronto em aproximadamente 30 dias em Marechal Floriano